Fiemg lança cartilha gratuita para orientar micro e pequenas indústrias de Minas Gerais

O Conselho da Micro e Pequena Indústria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lançou uma cartilha orientativa gratuita que oferece informações estratégicas e práticas para empresários do setor. Distribuído virtualmente, o material pode ser acessado mediante fornecimento de nome completo, e-mail, telefone, empresa e CNPJ. Confira aqui.
O guia aborda temas relevantes ao funcionamento de micro e pequenas indústrias, como:
- licenciamento,
- questões tributárias,
- legislação trabalhista,
- certificações,
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD),
- Responsabilidade Técnica (RT)
- e regulamentações específicas para produtos de origem animal e vegetal.
O presidente do Conselho da Micro e Pequena Indústria da Fiemg, Alexandre Mol, destacou que a iniciativa visa apoiar o crescimento sustentável dessas empresas, com orientações simples, claras e acessíveis.
- Leia também: Como potencializar resultados de negócios estagnados
Ele também agradeceu aos apoiadores na elaboração do material: Sebrae-MG, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Crea-MG, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e SESI. Já o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, ressaltou que os empresários “terão acesso mais fácil a informações claras e didáticas”.
O secretário executivo do Conselho e gerente de projetos para a indústria no IEL, Tadeu Neves, explicou que o projeto nasceu da constatação, feita a partir das diretrizes do Conselho, de que muitos empresários enfrentam dificuldades para encontrar informações de qualidade sobre a gestão de seus negócios. Ele afirmou ainda que a publicação representa o compromisso da Fiemg com o fortalecimento da indústria mineira por meio da disseminação de conhecimento.
O presidente do Sebrae-MG, Marcelo de Souza e Silva, destacou que a cartilha resulta da colaboração entre entidades industriais e é fundamental para reforçar a competitividade das micro e pequenas indústrias, especialmente ao auxiliar no entendimento e cumprimento de obrigações acessórias.
Outra novidade anunciada no mesmo evento foi o lançamento de um boletim econômico voltado às micro e pequenas indústrias, que será publicado trimestralmente. De acordo com a coordenadora da Gerência de Economia e Finanças da Fiemg, Juliana Gagliardi, o material oferecerá dados e análises econômicas relevantes para o setor.
Ouça a rádio de Minas