Negócios

FlixBus oferece solução digital para empresas de transporte de passageiros

Plataforma digital traz ferramenta tecnológica para empresas de transporte de passageiros
FlixBus oferece solução digital para empresas de transporte de passageiros
Celico: oferecemos todo o serviço on-line e offline para o cliente | Crédito: Divulgação/FlixBus Brasil

Rotas entre Minas Gerais e o Distrito Federal são a grande novidade da FlixBus Brasil, empresa de tecnologia em transporte rodoviário controlada pela provedora mundial de mobilidade Flix. Em parceria com a Viação Esmeralda, a empresa lançou as novas conexões com passagens a preços promocionais a partir de R$ 13,99.  

A nova parceria cria uma rota inédita para a empresa que passa conectar Belo Horizonte (MG) a Brasília (DF), com passagens por diversas cidades, como: Sete Lagoas (MG), Três Marias (MG), Paracatu (MG), Cristalina (GO), Luziânia (GO) e Gama (DF).

A plataforma, no ar desde 2021, oferece passagens intermunicipais e interestaduais, por preços geralmente mais baixos do que os oferecidos pelas empresas de viação tradicionais. Em menos de dois anos de atuação, está presente em 15 estados brasileiros e, no início do ano, deve alcançar 100 destinos. São mais de 100 partidas diárias no País e cerca de 20 em Minas.

Apesar de a princípio parecer que operam como os chamados “uber dos ônibus”, os serviços prestados pela FlixBus Brasil são diferentes. “Nós não fazemos nada envolvendo o carro e o motorista. Para isso, a gente faz parcerias com empresas que já possuem expertise neste mercado e são regulamentadas”, comenta o CEO da FlixBus Brasil, Edson Bezerra Lopes.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O gestor explica que a FlixBus trabalha como uma ferramenta tecnológica, dando suporte e oportunidade às empresas menores, regulamentadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a disputar de igual para igual com as empresas tradicionais. “Em um transporte regulamentado, as empresas seguem regras dos órgãos reguladores. É bem diferente dos serviços oferecidos pelos aplicativos que trabalham sob demanda”, comenta. 

O diretor-geral da FlixBus Brasil conta que a empresa fornece soluções para empresas de transporte rodoviário e mobilidade que até então não tinham ferramentas digitais para oferecer para o público. “A gente oferece todo o serviço on-line e offline para o cliente: atendimento, venda física e on-line de passagens, cancelamentos, emissões de passagens, entre outros serviços”, diz.

Hoje a FlixBus é parceira de diversas operadoras de transportes em todo o País, de portes diferenciados. Há viações com dezenas de ônibus, como há parceiras de maior porte que operam com centenas de veículos.

Tecnologia contribui para redução do valor das passagens

Os preços competitivos oferecidos pela empresa e seus parceiros são atribuídos pelo gestor a três fatores que ele considera primordiais. O primeiro é a falta de competitividade que eleva o preço das passagens. Ele explica que o setor é bastante tradicional e romper as barreiras do meio é o primeiro desafio. “Já vimos passagens com valores três vezes maior sendo oferecidas pelas empresas tradicionais, dessa forma, se vendermos com 15% de desconto, já estamos operando com preços mais baixos e obtendo lucro da mesma forma”, explica.

Edson Lopes observa que o passageiro do transporte rodoviário espera as promoções das passagens aéreas e deixa para última hora a compra das passagens no transporte rodoviário, sobretudo para os destinos mais longos. O comportamento dá a falsa ideia, na visão dele, que os preços extremamente baixos são constantes. “Eles consultam várias vezes, às vezes por meses, porque conseguimos vender com uma expectativa de futuro maior que as empresas tradicionais. Então, dá essa sensação que o valor é extremamente baixo. Mas, por vezes, é uma ou duas passagens que estão sendo oferecidas na rota que ele está procurando”, ressalta.

O terceiro ponto observado por Lopes é a tecnologia em si. Ela consegue entregar monitoramentos que antes não era possível. “Se percebemos que estamos convertendo menos, talvez seja que uma concorrente baixou o preço e é hora de baixarmos também. É tudo em tempo real. A tecnologia permite este monitoramento do comportamento do cliente de uma forma muito eficaz”, comenta. 

O diretor comercial da Viação Esmeraldas, Sinval Célico Júnior, conta que a viação foi uma das primeiras empresas a fechar contrato com a FlixBus. Ele diz que a parceria contribuiu com o desenvolvimento empresa de transporte de um modo geral. “A FlixBus dá o suporte que a gente precisa. Tanto nas vendas como na operação. E cumpre um papel importante de dar acesso às pessoas a uma passagem com preço acessível, serviço de boa qualidade e segurança”, diz Celico.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas