O Nordeste está no foco da indústria mineira de alimentos Forno de Minas. Desde janeiro deste ano, a empresa vem investindo em sua estrutura comercial na região e dobrou a equipe que atua no local. De acordo com o diretor Comercial da Forno de Minas, Vicente Camiloti, a expectativa é ampliar a participação da marca no varejo e no food service, crescendo até dois dígitos na região. Para isso, a empresa vai participar, este mês, da Feira Super Mix, em Olinda.
Segundo Camiloti, o Nordeste é o segundo maior mercado consumidor da marca no Brasil, perdendo apenas para o Sudeste. As vendas no mercado nordestino representam, hoje, 9% do faturamento da marca. Para o executivo, a participação ainda é pequena diante do potencial da região.
PUBLICIDADE
“A gastronomia do Nordeste é muito rica, mas os produtos mineiros são muito bem aceitos por lá. Entre os principais estados consumidores estão Pernambuco, Bahia e Ceará. Já estamos presentes com toda nossa linha de produtos, mas o pão de queijo é o carro-chefe”, afirma.
Outro produto que tem se destacado na região é o burek, que é uma massa recheada de carne ou frango e é uma comida tipicamente turca. Para o diretor, o sucesso do produto pode ter a ver com uma substituição de outros salgados, como a tradicional coxinha. “É um produto saboroso e menos calórico”, explica.
De acordo com Camiloti, entre os principais clientes da Forno de Minas no Nordeste estão os estabelecimentos que vendem direto para o consumidor, como lanchonetes e hotéis. “Com a alta do dólar acreditamos que o turismo nacional deve aquecer, o que pode levar a hotelaria a nos demandar mais”, aposta.
Para chegar a mais clientes na região, a empresa participou da Feira Super Mix, que aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em Olinda. O evento comercial é o maior do setor atacadista e supermercadista do Norte e Nordeste.
PUBLICIDADE
A Forno de Minas atua com distribuidores, mas sua principal forma de operar é por meio de filiais comerciais nos diferentes estados. A operação no Nordeste conta com uma equipe bem completa com gerência, comercial, suporte aos supermercados e ao food service. Ao todo, são 18 pessoas trabalhando pela expansão da marca na região.