Negócios

Franqueadoras de Minas Gerais são reconhecidas com Selo de Excelência

SEF é mais importante pesquisa e reconhecimento do franchising no País
Franqueadoras de Minas Gerais são reconhecidas com Selo de Excelência
Loja da Constance em Pouso Alegre | Crédito: Constance / Divulgação

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou o grupo de marcas que recebeu o Selo de Excelência em Franchising (SEF) em 2024. Neste ano, em sua 33ª edição, a principal chancela do setor de franquias nacional foi concedida a 227 redes franqueadoras, destas, 12 marcas são de Minas Gerais:

• Algar Telecom
• Alphabeto
• Carol Coxinhas
• Clube da Permuta
• Constance
• Depyl Action
• Empresta Bem Melhor
• GOU
• Localiza
• NTW Contabilidade e Gestão Empresarial
• RSUP! Corretora de Seguros
• Só Multas

Segundo critérios, as marcas estão divididas nas categorias Mega, Máster, Sênior e Pleno.

A cerimônia de entrega do SEF e do Prêmio ABF Destaque Franchising 2024 acontece no dia 3 de maio, às 19h, no WTC Hall, em São Paulo.

Mais importante pesquisa e reconhecimento do franchising no País, o SEF é considerado um termômetro das relações entre franqueador e franqueado. Isto porque, para sua concessão, são realizadas entrevistas individuais por um parceiro independente, a Nielsen. Ao todo, foram mais de 15 mil consultas.

No estudo são avaliados quesitos como o real apoio fornecido, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte, treinamentos e comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade e retorno de investimento.

“É com grande alegria que anunciamos as marcas chanceladas com a 33ª edição do Selo de Excelência em Franchising. Em 2023, vivemos um ano em que o setor como um todo teve um forte ritmo de crescimento tanto em faturamento (R$ 240,661 bilhões; 13,8%) quanto em crescimento de operações (3.311; 11,4%,). O resultado do estudo para esta chancela aponta que as redes conseguiram gerenciar este crescimento preservando o bom relacionamento com as bases de franqueados”, reconhece o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Quem segue a mesma linha de raciocínio é a presidente da Comissão de Ética da ABF, responsável pela coordenação do SEF, Sylvia de Moraes Barros. “Esta Pesquisa se consolidou como um potente instrumento de gestão das redes. Isto porque, identifica de forma isenta as práticas apreciadas pelos franqueados, além de pontos de atenção a serem trabalhados, aprimorando não apenas o relacionamento dentro das redes, como abrindo caminho para a obtenção de melhores resultados de negócios”.

A Pesquisa do SEF consiste em um questionário dividido em cinco blocos ou pilares:

Performance global (que neste ano passa de peso 2 para 3)
Econômica (1)
Operacional (2)
Relacionamento (2)
ESG (2).

Com essa iniciativa, a ABF evidencia a importância e a valorização das práticas de sustentabilidade ambiental, sociais e de governança nas redes de franquias.

Categorias

O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias:

Pleno, que reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 operações e 2 anos atuando no franchising;
Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado;
Máster: franquias com ao menos 30 franqueados, 60 operações e em atividade no setor há pelo menos 10 anos;
Mega, que congrega marcas a partir de 100 franqueados, 200 operações e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.

Entre as 227 marcas chanceladas, 23 pertencem à categoria Mega, 55 à Máster, 90 à Sênior e 59 à Pleno.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas