Negócios

Cinco tendências para o setor de franquias em 2024

A consolidação do figital e as práticas ESG são apostas do setor para os próximos anos
Cinco tendências para o setor de franquias em 2024
Figital e sustentabilidade ganham força no próximo ano | Crédito: Adobe Stock

O crescimento de 11,4% no faturamento no terceiro trimestre deste ano e a receita de R$ 62,676 bilhões no mesmo período, fazem do setor de franquias no Brasil um mercado com grande potencial de evolução e desenvolvimento de novas tendências. Segundo os dados da pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresentou crescimento em todos os segmentos e o desempenho pode ser associado, principalmente, a melhores práticas e aprendizados obtidos nos últimos anos, além do avanço da digitalização, da omnicanalidade e da adoção de novos formatos. 

“O franchising no Brasil amadureceu e vem evoluindo cada vez mais rápido. No fundo, apenas um reflexo das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade, em nossos hábitos de consumo e em nossa visão de mundo. Certamente, ainda há muito a evoluir e, por isso mesmo, estamos diante de um futuro empolgante, no qual inovação, ousadia e responsabilidade caminharão lado a lado para colocar o País numa posição ainda mais elevada do ranking global das franquias”, afirma o especialista em varejo e franquias, Marcelo Cherto.

Especialista em varejo e franquias, Marcelo Cherto | Crédito: Divulgação/Economidia

Neste cenário positivo e com a proximidade de um novo ano, confira as principais tendências para o mercado de franquias que prometem bombar em 2024.

Cinco tendências para o mercado de franquias

Consolidação do Figital

A evolução digital tem levado cada vez mais franqueadores a abraçar soluções tecnológicas para simplificar e agilizar operações, além de enriquecer a experiência do cliente, expandir as possibilidades de venda e levar a gestão de cada franquia e da rede como um todo a um novo patamar. Em 2024 e nos anos que se seguem não será surpresa vermos maior integração dos ambientes físico e digital das franquias para melhorar a experiência e ampliar os resultados. Muitas redes já estão desenvolvendo aplicativos próprios e adotando sistemas de gerenciamento avançados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Mais relevância do verde 

O compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social tende a ganhar ainda mais força, com o ESG como parte do cotidiano de um número crescente de redes, levando uma parcela significativa do mercado a práticas mais sustentáveis. O número cada vez mais expressivo de empresas franqueadoras têm percebido que não basta apenas buscar o lucro, mas também construir relações de confiança e respeito com seus franqueados e com as comunidades nas quais suas marcas estão inseridas.

Mais variedade

Nos últimos anos, a ideia de um mercado restrito a foodservice, cursos de idiomas, cosméticos e perfumes, moda e poucas outras opções tem mudado. Atualmente o franchising ampliou a ocupação de mercado com uma infinidade de tipos de negócios via concessão de franquias. A expectativa do especialista é de que muitos outros negócios inovadores vão surgir nesse mercado no ano que vem e nos anos por vir. 

Tecnologias de ponta

A adoção de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, realidade aumentada e blockchain tende a se intensificar no mundo do franchising brasileiro. As ferramentas tecnológicas têm o potencial, não apenas de melhorar a eficiência do negócio, mas também de permitir a criação de experiências únicas para os clientes e de garantir mais segurança e transparência nas operações. 

Internacionalização

A expansão internacional das franquias brasileiras, que teve início há alguns anos e veio evoluindo de forma tímida, aos poucos vai acelerando e se mostrando uma tendência promissora. A divulgação do sucesso de negócios brasileiros em outros países e mercado tem incentivado franqueadores a deixarem para trás o medo de avançar além-fronteiras e buscarem mercados internacionais, especialmente Portugal e outros tantos, como uma nova oportunidade a ser explorada, com boas chances de sucesso. Assim, a tendência é de que mais marcas brasileiras cravem suas bandeiras em outras terras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas