Franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar crescem 9% em Minas Gerais

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias mostrou que o faturamento das franquias do segmento de saúde, beleza e bem-estar é o que mais cresce em Minas Gerais. Conforme os dados, o setor cresceu 9% no terceiro trimestre de 2024, movimentando R$ 1,5 bilhão, ante os R$ 1,3 bilhão registrado em igual trimestre do ano anterior.
Com o resultado do estudo, que é elaborado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de saúde, beleza e bem-estar respondeu por 23,8% do faturamento total das franquias em Minas Gerais, que, no mesmo período, faturou R$ 70,231 bilhões, somando, assim, um crescimento de 12,1% na comparação entre o terceiro trimestre de 2023.

Segundo a pesquisa da ABF, o setor de saúde, beleza e bem-estar é impulsionado, especialmente, pelo investimento em produtos personalizados, com o uso da inteligência artificial (IA), aumento das vendas de produtos farmacêuticos, inclusão e diversidade dos produtos comercializados.
O setor também se destaca no volume de unidades. No fechamento do terceiro trimestre de 2024, Minas Gerais contava com 2.847 unidades franqueadas de saúde, beleza e bem-estar. O número representa 15,9% das franqueadas do Estado e ficou 2,8% superior ao registrado em igual trimestre de 2023.
Conforme o diretor regional da ABF Minas, Antônio Bortoletto, o desempenho positivo das franquias de saúde, beleza e bem-estar é visto tanto em Minas Gerais como no Brasil.
“De fato, o faturamento do setor de saúde, beleza e bem-estar é o que mais cresce em Minas Gerais e também no Brasil inteiro. O setor, nos últimos anos, ficou entre os três segmentos de mercado que mais crescem. No terceiro trimestre, conseguimos, em Minas Gerais, aumentar em quase R$ 200 milhões o faturamento. Temos ainda um aumento nos empregos, tanto diretos como indiretos”, observa.
Quanto aos empregos, as franquias de saúde, beleza e bem-estar geram 22.881 postos de empregos diretos em Minas Gerais, respondendo por 14,9% do emprego geral das franquias instaladas no Estado. Ante o mesmo trimestre de 2023, o número avançou 3,3%.
Ainda segundo Bortoletto, a alta nos resultados se deve à maior conscientização da população em relação à importância de cuidar da saúde. “O setor de saúde, beleza e bem-estar cresce cada vez mais porque a consciência do ser humano, da pessoa, com a saúde, beleza e bem- estar cresce ano a ano. Isso também é reflexo de mais conhecimento, mais informação da população em geral sobre a necessidade do autocuidado”, destaca.
Outro fator importante para o crescimento das unidades franqueadas em Minas Gerais é a diversificação da oferta. “A oferta de franquias de saúde, beleza e bem-estar colocada na rua é crescente, então, são mais pontos que fazem com que as pessoas aumentem a atenção por esse tipo de serviço e passem a consumir mais do segmento”, diz.
A estimativa é que o setor continue gerando resultados positivos, já que, segundo Bortoletto, a parcela da população que busca pelos serviços e produtos ainda é pequena frente ao potencial. A maior divulgação da importância do autocuidado e a diversificação das franquias são fatores que ajudarão o setor a se fortalecer ainda mais.
“O segmento tende a crescer porque ainda é muito pequena a parcela da população que tem o autocuidado, o conhecimento da importância de se cuidar. Então, quanto mais disseminar informações da cultura do autocuidado com a saúde, beleza e bem-estar, melhor será. Evidentemente, isso irá reverter em um maior faturamento, em maior crescimento de unidades e, até mesmo, em novos players no mercado, o que já vem aparecendo ano a ano”, analisa.
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