Granito retoma crescimento acelerado

A Granito, empresa especializada em meios de pagamento e joint venture, que tem como sócios os bancos mineiros BMG e Inter, com 45% do negócio cada, cresceu 2,5 vezes em 2020, em plena crise gerada pela pandemia. Para 2021, prevê crescimento ainda maior, a partir da manutenção no foco de atuação junto ao pequeno empresário e da retomada do plano de expansão territorial. É que o diferencial da credenciadora está, cada vez mais, na força de vendas para atendimento presencial.
De acordo com o CEO da Granito, Rodrigo Teixeira, no ano passado, a empresa deu início ao projeto de expansão comercial, com equipes próprias em cada região, com atendimento de porta em porta. O resultado foi um 2020 desafiador, mas com bons resultados. Tanto que em janeiro deste ano o volume de pagamentos (TPV) superou em 2,5 vezes o de janeiro do ano passado. Conforme ele, 2021 também começou bem. No entanto, em março, com o recrudescimento da crise sanitária em março, desacelerou. Depois, em abril e maio o crescimento da base mês contra mês chegou à casa de dois dígitos, indicando a retomada do crescimento acelerado mais uma vez.
“O cenário está positivo. Pretendemos mais do que dobrar o desempenho neste ano. As expectativas são grandes. Hoje temos mais de 600 consultores em campo, em 150 cidades, e pretendemos chegar a um total de mil profissionais, em 290 municípios até o fim deste ano”, disse. Apesar de estar presente no País inteiro, há uma concentração maior na região Sudeste.
A empresa saltou de 8 para 650 funcionários nos últimos cinco anos e é pioneira em operar utilizando tecnologia 100% própria, desde o software que processa as transações, passando por todo o sistema operacional das máquinas, até a comunicação de pagamento aos clientes finais em formato de portal e aplicativo.
Em 2018, a empresa teve 65% de sua operação comprada pelo Banco BMG, que passou a ser responsável pelo funding – captação de recursos financeiros – de todas as operações da marca de adquirência, trazendo credibilidade e solidez financeira, através de seus 90 anos de existência e expertise no mercado financeiro. O Banco BMG chegou a adquirir 75% da Granito. No entanto, em 2020 foi anunciada a criação de uma joint venture a partir de um acordo entre BMG, Granito e Inter, onde BMG e Inter passaram a ter 45% cada um, enquanto os sócios fundadores possuem os 10% restantes.
“Essa joint venture permite maximizar oportunidades para produtos digitais voltados para pagamentos e traz novas soluções em adquirência. Nesse escopo, os bancos ficam responsáveis pela direção financeira, enquanto o canal de vendas Granito continua a executar a estratégia de venda presencial, através de consultores, com a exclusividade do domicílio bancário para o BMG”, explicou.
Na ocasião do acordo, Teixeira destacou que o Inter agregaria algo que até então a Granito não tinha: a expertise e a área puramente digital, e-commerce e marketplace. “Passamos a ser um adquirente mais completo porque vamos explorar meios puramente digitais. A gente vai explorar junto com o Inter a base de clientes. Vamos ter uma atuação muito maior”, destacou.
Mais recentemente, a parceria entre Granito e BMG, passou também a oferecer um leque de novos serviços com exclusividade, dentre eles a conta empresarial gratuita, com acesso a capital de giro e cartão de crédito, além das transações habituais como transferência e antecipação de crédito, entre outros.
Ouça a rádio de Minas