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Grupo AMR Saúde projeta expansão no mercado e 25 novas franquias em Minas Gerais neste ano

O grupo varejista farmacêutico também planeja dobrar o faturamento anual até 2029, atingindo cerca de R$ 3 bilhões
Grupo AMR Saúde projeta expansão no mercado e 25 novas franquias em Minas Gerais neste ano
Foto: Grupo AMR Saúde / Divulgação

O Grupo AMR Saúde planeja inaugurar cerca de 100 franquias no Brasil em 2025, sendo 25 só em Minas Gerais. A empresa dona das redes Drogaria Americana, Poupe Já e Farma Justa, também projeta um aumento no faturamento anual até 2029, passando de R$ 1,4 bilhão para R$ 3 bilhões.

O plano de expansão prevê investimentos superiores a R$ 40 milhões em novas unidades que serão lançadas em dez estados brasileiros, além da geração de mais de 1,13 mil novas vagas de emprego. Até o momento, já foram inauguradas 13 lojas no País este ano, o que representa pouco mais de 10% do projeto estabelecido.

Atualmente, o grupo varejista farmacêutico conta com 450 operações espalhadas por 11 estados. Os que fazem parte do plano de expansão incluem:

  • Minas Gerais,
  • São Paulo,
  • Pernambuco,
  • Paraíba,
  • Rio Grande do Norte,
  • Alagoas,
  • Ceará
  • Bahia.

A CEO do Grupo AMR Saúde, Kelly Rezende, destaca que já são 256 unidades presentes em Minas. Ela aponta que o mercado mineiro é um dos mais estratégicos para a empresa, e que pretende reforçar a presença da marca na região. “Além das 25 unidades franqueadas previstas, também serão abertas quatro lojas próprias, as primeiras neste formato no Estado”, afirma.

Kelly Rezende também destaca o valor simbólico de Minas, uma vez que a empresa é sediada em Varginha, na região Sul do Estado. “Mesmo com a presença já estabelecida em 10 estados brasileiros, Minas segue como o estado com o maior número de unidades do grupo, seguido por Pernambuco e São Paulo”, diz.

Fachada de loja da rede Drogaria Americana.
Foto: Grupo AMR Saúde / Divulgação

A empresária pontua que o plano de expansão no mercado mineiro simboliza o compromisso do grupo em atender uma demanda crescente por serviços farmacêuticos de qualidade e por uma gestão mais próxima ao franqueado. Ela avalia que, mesmo com o aumento da concorrência, ainda existem muitas cidades com espaço para o modelo da AMR.

“Esse modelo se diferencia justamente pelo suporte apresentado ao franqueado e pela proposta de um varejo mais assistencial e humano”, completa.

A prioridade do Grupo AMR Saúde será a inauguração de novas unidades em cidades estratégicas, ampliando ainda mais a capilaridade da rede e fortalecendo a presença no mercado farmacêutico nacional. Segundo Kelly Rezende, as principais áreas do Estado que estão no radar para a expansão neste ano são as regiões Norte e Zona da Mata.

“O Grupo AMR também tem estudado municípios de médio porte, com alto potencial de consumo e menor cobertura do varejo farmacêutico tradicional, o que reforça nossa vocação de ocupar espaços estratégicos e gerar impacto positivo nessas comunidades”, relata.

Além da expansão dos pontos de vendas e a entrada em novas praças com alto potencial de crescimento, a empresa também espera ampliar o faturamento nos próximos anos.

“A expectativa do grupo é crescer pelo menos 50% no número de unidades nos próximos cinco anos, dobrando o faturamento anual de R$ 1,4 bilhão para R$ 3 bilhões em 2029”, diz.

Atuação no segmento de farmácias independentes

Loja da rede Drogaria Americana.
Foto: Grupo AMR Saúde / Divulgação

Além da expansão, a rede tem voltado seu olhar para empreendedores que já atuam no varejo farmacêutico, mas têm pouco acesso a recursos como gestão, tecnologia e estratégias voltadas à jornada do consumidor — um perfil comum entre as farmácias independentes.

Esse segmento é um dos que mais sofrem com os desafios do mercado nacional, sendo, inclusive, o líder em fechamento de lojas no Brasil. O presidente do Grupo AMR Saúde, Jefferson Reis, aponta que esse cenário revela a importância do suporte dado pelas redes bem estruturadas.

“Grande parte desses fechamentos está associada à má gestão, à falta de variedade de produtos e à ausência de ferramentas eficientes para o controle de estoque, vendas pelo e-commerce, precificação, marketing local e treinamento de equipes, entre outros exemplos”, afirma.

Ele ressalta que a empresa tem como objetivo se tornar parceira dos farmacêuticos independentes, mostrando como a entrada em uma franquia pode garantir maior competitividade e sustentabilidade para o negócio.

“Nosso objetivo é criar um ecossistema sustentável no setor farmacêutico, oferecendo suporte para que as nossas lojas se desenvolvam e se tornem mais competitivas. Somos parceiros dos nossos franqueados e estamos prontos para conquistar mais empreendedores”, conclui.

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