Grupo AMR Saúde projeta expansão no mercado e 25 novas franquias em Minas Gerais neste ano

O Grupo AMR Saúde planeja inaugurar cerca de 100 franquias no Brasil em 2025, sendo 25 só em Minas Gerais. A empresa dona das redes Drogaria Americana, Poupe Já e Farma Justa, também projeta um aumento no faturamento anual até 2029, passando de R$ 1,4 bilhão para R$ 3 bilhões.
O plano de expansão prevê investimentos superiores a R$ 40 milhões em novas unidades que serão lançadas em dez estados brasileiros, além da geração de mais de 1,13 mil novas vagas de emprego. Até o momento, já foram inauguradas 13 lojas no País este ano, o que representa pouco mais de 10% do projeto estabelecido.
Atualmente, o grupo varejista farmacêutico conta com 450 operações espalhadas por 11 estados. Os que fazem parte do plano de expansão incluem:
- Minas Gerais,
- São Paulo,
- Pernambuco,
- Paraíba,
- Rio Grande do Norte,
- Alagoas,
- Ceará
- Bahia.
A CEO do Grupo AMR Saúde, Kelly Rezende, destaca que já são 256 unidades presentes em Minas. Ela aponta que o mercado mineiro é um dos mais estratégicos para a empresa, e que pretende reforçar a presença da marca na região. “Além das 25 unidades franqueadas previstas, também serão abertas quatro lojas próprias, as primeiras neste formato no Estado”, afirma.
Kelly Rezende também destaca o valor simbólico de Minas, uma vez que a empresa é sediada em Varginha, na região Sul do Estado. “Mesmo com a presença já estabelecida em 10 estados brasileiros, Minas segue como o estado com o maior número de unidades do grupo, seguido por Pernambuco e São Paulo”, diz.

A empresária pontua que o plano de expansão no mercado mineiro simboliza o compromisso do grupo em atender uma demanda crescente por serviços farmacêuticos de qualidade e por uma gestão mais próxima ao franqueado. Ela avalia que, mesmo com o aumento da concorrência, ainda existem muitas cidades com espaço para o modelo da AMR.
“Esse modelo se diferencia justamente pelo suporte apresentado ao franqueado e pela proposta de um varejo mais assistencial e humano”, completa.
- Leia também: Varejo farmacêutico se consolida em Minas Gerais
A prioridade do Grupo AMR Saúde será a inauguração de novas unidades em cidades estratégicas, ampliando ainda mais a capilaridade da rede e fortalecendo a presença no mercado farmacêutico nacional. Segundo Kelly Rezende, as principais áreas do Estado que estão no radar para a expansão neste ano são as regiões Norte e Zona da Mata.
“O Grupo AMR também tem estudado municípios de médio porte, com alto potencial de consumo e menor cobertura do varejo farmacêutico tradicional, o que reforça nossa vocação de ocupar espaços estratégicos e gerar impacto positivo nessas comunidades”, relata.
Além da expansão dos pontos de vendas e a entrada em novas praças com alto potencial de crescimento, a empresa também espera ampliar o faturamento nos próximos anos.
“A expectativa do grupo é crescer pelo menos 50% no número de unidades nos próximos cinco anos, dobrando o faturamento anual de R$ 1,4 bilhão para R$ 3 bilhões em 2029”, diz.
Atuação no segmento de farmácias independentes

Além da expansão, a rede tem voltado seu olhar para empreendedores que já atuam no varejo farmacêutico, mas têm pouco acesso a recursos como gestão, tecnologia e estratégias voltadas à jornada do consumidor — um perfil comum entre as farmácias independentes.
Esse segmento é um dos que mais sofrem com os desafios do mercado nacional, sendo, inclusive, o líder em fechamento de lojas no Brasil. O presidente do Grupo AMR Saúde, Jefferson Reis, aponta que esse cenário revela a importância do suporte dado pelas redes bem estruturadas.
“Grande parte desses fechamentos está associada à má gestão, à falta de variedade de produtos e à ausência de ferramentas eficientes para o controle de estoque, vendas pelo e-commerce, precificação, marketing local e treinamento de equipes, entre outros exemplos”, afirma.
Ele ressalta que a empresa tem como objetivo se tornar parceira dos farmacêuticos independentes, mostrando como a entrada em uma franquia pode garantir maior competitividade e sustentabilidade para o negócio.
“Nosso objetivo é criar um ecossistema sustentável no setor farmacêutico, oferecendo suporte para que as nossas lojas se desenvolvam e se tornem mais competitivas. Somos parceiros dos nossos franqueados e estamos prontos para conquistar mais empreendedores”, conclui.
Ouça a rádio de Minas