Negócios

Grupo EPO lança empreendimento integrado à natureza em BH; conheça o Edifício Jardim

O prédio ocupará apenas 6% do terreno, o restante será destinado a uma área verde
Grupo EPO lança empreendimento integrado à natureza em BH; conheça o Edifício Jardim
Empreendimento terá uma torre com 27 pavimentos e 23 unidades | Foto: Toujours Oficial

O Grupo EPO lançou, nesta semana, um empreendimento que propõe uma relação mais próxima com a natureza: o Edifício Jardim. O imóvel será construído na região Centro-Sul de Belo Horizonte, no bairro Cidade Jardim.

O início das obras está previsto para março do próximo ano e a conclusão deve ocorrer no final de 2028. O Valor Geral de Vendas (VGV) está estimado em R$ 300 milhões.

De acordo com o diretor de incorporação do Grupo EPO, Guilherme Santos, o empreendimento será o primeiro prédio residencial multifamiliar do bairro.

Santos ainda destaca a forte premissa ambiental do projeto. O terreno possui 10 mil metros quadrados (m²), sendo 8 mil m² destinados a uma área de jardins e apenas 600 m² sendo ocupados pela torre.

Além disso, segundo ele, o Edifício Jardim será o primeiro prédio residencial de Minas Gerais com a certificação ambiental GBC, desenvolvida pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil), que avalia o desempenho ambiental e de eficiência energética das edificações residenciais.

O lançamento do empreendimento foi realizado na última terça-feira (10), durante um evento na Casadorada, no bairro Cidade Jardim. A celebração contou com a presença do presidente do Grupo EPO, Gilmar Dias, e dos arquitetos Gustavo Penna e Ricardo Cardim, que também estão envolvidos no projeto.

Para Gilmar Dias, o edifício é um símbolo de resiliência e cuidado, resultado de um diálogo profundo com a comunidade local e o poder público.

“Aos poucos, construímos uma forma de contemplar as diversas demandas por meio de uma interlocução transparente com todos os setores, criando um empreendimento integrado, generoso e de alta expertise. Um marco da arquitetura e da engenharia que proporcionará maior qualidade de vida para quem vive no entorno, para a cidade e em especial para os seus futuros moradores. Esse é o compromisso do Grupo EPO”, declara.

Já Santos aponta que o empreendimento pode ser considerado como um marco na história da empresa. “É um divisor do que vem pela frente, todos os projetos que nós vamos lançar, ou pretendemos lançar, terão essa pegada ambiental muito forte, de sustentabilidade e a questão da relação com o entorno. Então, ele é um marco para o futuro da empresa”, afirma.

Ricardo Cardim e Gilmar Santos | Foto: Toujours Oficial

Sobre o Edifício Jardim

O imóvel é composto por uma torre única com 27 pavimentos e 23 unidades, sendo uma unidade por andar. Cada apartamento é tratado como uma “casa suspensa” e com jardins em cada pavimento, que prometem oferecer respiro e aconchego, além de uma vista panorâmica que contempla o tapete urbano de Belo Horizonte e a Serra do Curral.

O diretor de incorporação do grupo ressalta que, além dessa pegada ambiental, o empreendimento também irá trazer um acervo de obras de arte para o espaço.

Santos também destaca a atuação de outros personagens envolvidos na elaboração do projeto do Edifício Jardim, como o escritório de arquitetura do Gustavo Penna, o paisagista Ricardo Cardim e o escritório de detalhamento de Pedro Lázaro e da Tina Barbosa.

O objetivo do projeto é proporcionar aos moradores uma vida mais integrada com a natureza, além de um ambiente mais tranquilo. Para Santos, o Edifício Jardim é um exemplo de como a boa arquitetura e a gentileza urbana transformam positivamente o espaço.

“Ele será um respiro verde na malha urbana, trazendo um impacto ambiental positivo no microclima da região e mostrando que a expansão imobiliária pode ser feita de forma respeitosa”, garante.

Já Pena, o arquiteto que assina o empreendimento, reforça que o imóvel também respeita a tradição modernista do bairro, com a junção das calçadas arborizadas e ajardinadas aos espaços livres da residência.

“O Jardim busca definir o conceito de edifício residencial como aliado da requalificação urbanística. O bairro Cidade Jardim, caracterizado pelo estilo modernista dos anos 1940 em suas casas, inspira o nosso projeto de 23 novas residências verdes”, explica.

O Edifício Jardim oferece um completo projeto de áreas comuns projetadas para proporcionar o máximo de conforto e sofisticação aos seus moradores, incluindo salão de festas e o espaço gourmet equipados com tratamento acústico de alta qualidade e academia com equipamentos de ponta e consultoria especializada, para os moradores que buscam um estilo de vida ativo.

Uma quadra de tênis coberta, quadra infantil e o Espaço Termas, que possui uma piscina coberta com sistema de natação de jato, sala de massagem, espaço de beleza, sauna a vapor e sauna seca também fazem parte do empreendimento. Além disso, o Edifício Jardim conta com a tradicional piscina descoberta.

Cada unidade do Edifício Jardim possui cinco vagas de garagem, incluindo uma vaga box individualizada com portão automático. O estacionamento oferece vagas para visitantes, uma vaga de carro elétrico por apartamento com sistema de carregamento, e box para lavagem de carros.

Santos relata que 40% do edifício já foi vendido. Ele também lembra que a empresa realizou na semana passada, o lançamento do Torre Catharina, outro sucesso de vendas. Segundo o diretor de incorporação da companhia, o Grupo EPO deverá lançar mais um empreendimento no bairro Vale do Sereno, em Nova Lima, até o final deste ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas