Grupo Farmácia Artesanal espera abrir mais quatro lojas em Minas Gerais

O Grupo Farmácia Artesanal espera lançar mais quatro franquias em Minas Gerais até o final do ano. Atualmente, o conglomerado goiano de farmácias de manipulação possui 11 lojas no Estado e quer ampliar este número para aproximadamente 30 unidades até 2026.
As informações são do diretor de franchising do Grupo Farmácia Artesanal, Alberto Batittucci. Segundo ele, as novas operações serão inauguradas ao longo do segundo semestre de 2024. As cidades mineiras que recerão as franquias são: Governador Valadares, no Vale do Aço; Uberaba, no Triângulo Mineiro; Pouso Alegre, na região Sul; e Muriaé, na Zona da Mata.
O projeto faz parte do plano de expansão da companhia, que espera inaugurar mais 18 lojas no Brasil em 2024 e alcançar a marca de 200 operações até 2026, com foco nas regiões Sul e Sudeste do País. Atualmente, o grupo possui 115 lojas distribuídas por 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
O diretor de franchising destaca que as operações em Minas têm apresentado desempenho acima da média nacional. “É um mercado potencial para a marca, com faturamento superior à média da rede”, ressalta. Por isso, o Estado é uma das prioridades no projeto de expansão nacional da empresa.
Um bom exemplo dessa importância, segundo Batittucci, está no fato das cidades de Belo Horizonte e Nova Lima, na região metropolitana, serem as únicas, além de Goiânia, a contarem com operações próprias da rede. Ao todo são sete na Capital e uma no município da Grande BH. Além disso, de forma geral, o mercado mineiro apresenta potencial para figurar entre os três maiores do grupo farmacêutico nos próximos anos.
Dentre os fatores que motivam esse otimismo em relação à Minas está o volume de municípios e o tamanho da população local. O diretor também destaca a boa relação da Farmácia Artesanal com a classe médica mineira, o que contribui para o crescimento da representatividade da marca. “Os resultados do nosso negócio no Estado nos direciona para expandir de uma forma cada vez mais representativa”, completa.
Batittucci ainda diz que a empresa possui alguns exemplos de cidades menores, com cerca de 40 mil habitantes, em que as franquias têm apresentado bons resultados. “Temos cidades mapeadas com grande potencial, mas também avaliamos outras possibilidades de cidades com menor quantidade de habitantes. Nosso negócio caberia em qualquer tipo de cidade, dependendo do perfil do franqueado”, explica.
O investimento inicial necessário para abrir uma franquia da marca Farmácia Artesanal é a partir de R$ 400 mil, com prazo médio de retorno em 36 meses. Já o faturamento médio dessas operações, segundo o diretor de franchising do grupo, é de R$ 148 mil por mês.

Sobre o Grupo Farmácia Artesanal
A Farmácia Artesanal foi fundada em 1981 pelo farmacêutico Evandro Tokarski, em Goiânia. Atualmente, a rede conta com 115 lojas, entre próprias e franquias. Recentemente o grupo adquiriu a Drogaderma, uma das marcas mais tradicionais de São Paulo, e a Healthline, marca carioca de suplementação alimentar e nutracêuticos.
De acordo com Batittucci, atualmente, as operações da empresa estão concentradas, principalmente, na região Centro-Oeste do Brasil. E o foco da expansão da companhia está nas regiões Sul e Sudeste.
Ouça a rádio de Minas