Grupo Lantana investe em inovação e prevê faturar mais de R$ 20 milhões
O Grupo Lantana, com sede em Belo Horizonte, está em pleno crescimento. Fundado há 25 anos, o grupo se diferencia no mercado por oferecer soluções com foco na saúde individualizada de forma inovadora. Referência em manipulação de suplementos nutricionais, a empresa, nos últimos anos, ampliou sua atuação e o faturamento e, em 2025, a perspectiva é crescer pelo menos 18%, superando os R$ 20 milhões de receita.
Fundada pela farmacêutica Andrea Kamizaki Lima, CEO do Grupo Lantana, a empresa nasceu da visão empreendedora e do desejo de oferecer soluções personalizadas em um setor dominado por produtos padronizados.
Andrea Kamizaki Lima explica que sempre teve uma visão empreendedora e o desejo de ter o próprio negócio. “Adoro fazer negócios, vender e lidar com as pessoas. Então, quis aproveitar isso e investir na área da saúde, com a qual sempre tive contato, por meus pais serem médicos. Cursei farmácia, a princípio, para trabalhar na indústria de alimentos, mas, ao longo do curso, me apaixonei pela farmacodinâmica e também pela farmacotécnica”.

Conforme Andrea Kamizaki Lima, a Lantana, farmácia de manipulação, foi aberta em 2000, voltada para a produção de itens de dermatologia, medicamentos gástricos, emagrecedores e monodrogas. Porém, naquela época, a farmácia de manipulação era vista como uma forma de baratear o custo dos medicamentos, mas Andreia queria algo mais personalizado, que realmente atendesse o consumidor e favorecesse o bem-estar e a saúde.
“Em 2006, assisti a uma aula de nutrição sobre suplementação, na qual foi ensinado como a farmácia poderia produzir suplementos. Isso fez sentido para mim: queria produzir opções que promovessem a saúde e não só tratassem as doenças. Então, busquei desenvolver esse segmento. Contratei uma nutricionista funcional, especializada em nutrição clínica, para compor a minha equipe. Aí crescemos”.
Andrea Kamizaki Lima explica que, com a mudança, a empresa passou a pensar também no paciente, buscando inovações para atender às suas demandas, como, por exemplo, opções para pessoas que não conseguiam deglutir, especialmente crianças, e na nutrição personalizada, que geralmente envolve polivitamínicos, muitas cápsulas e diversos suplementos.
“Fiquei obcecada em encontrar formas para que os pacientes pudessem aderir aos tratamentos. Sempre viajei muito e busquei tendências ao redor do mundo. Assim, conseguimos desenvolver produtos diferenciados. Temos, por exemplo, suplementos em cápsulas que podem ser utilizadas nas máquinas da Nespresso”.
Buscando atender à demanda do consumidor e promover a saúde, a Lantana, além dos manipulados tradicionais, é pioneira, em Minas Gerais, na manipulação de gomas, shakes, chocolates, pirulitos, balas, sorvetes, entre outras formas farmacêuticas. Nas cápsulas tradicionais, a inovação também está presente. Pensando nos pacientes veganos, a Lantana oferece opções de cápsulas vegetais, de tapioca e com corantes naturais.
Pensando em atender o indivíduo de forma completa, o Grupo Lantana é composto pela farmácia de manipulação – que conta com um portfólio amplo, com cerca de 2,3 mil itens e forte atuação na área de suplementação e nutrição individualizada -, pelo Instituto Lantana Academy, braço educacional do grupo na área de saúde, e pela Lantana Nutrition, composta pela linha de suplementos da marca, que oferece produtos inovadores, como gomas de creatina e pastas de amendoim com creatina.
Uma das novidades que também compõem o grupo é o Lantana Genomics. “Esta é a mais recente empresa do grupo. Ela foi criada para oferecer testes genéticos, testes de sensibilidade e de microbiota, visando a uma prescrição ainda mais assertiva e individualizada. A Lantana Genomics também desenvolveu um teste que é enviado para Portugal, a fim de mapear receptores de canabinóides, auxiliando na terapia com cannabis medicinal”.
Com as inovações e o foco em atender o cliente de forma individual, os resultados do Grupo Lantana são crescentes. Nos últimos quatro anos, a empresa cresceu 136% em faturamento. Para 2025, a perspectiva é superar os R$ 20 milhões, o que representará um avanço de, no mínimo, 18% em relação a 2024. Ao todo, são 106 colaboradores, cerca de 44 mil profissionais já treinados no Instituto Lantana Academy e mais de 350 mil pacientes atendidos.
“Ainda temos muito mercado para explorar. A consciência das pessoas em olhar para a saúde, e não só para a doença, é crescente. Isso é positivo e nos traz uma grande oportunidade de crescimento. A saúde individualizada, a manipulação e os testes genéticos vão crescer muito. Estamos atentos e estudando novas possibilidades de negócios para 2026, além de ampliar a capilaridade”.
Lantana em números
- Fundado em 2000, em Belo Horizonte
- 106 colaboradores diretos
- Crescimento de 136% no faturamento em quatro anos
- 18% de alta prevista frente a 2024
- Receita projetada acima de R$ 20 milhões em 2025
- Primeira farmácia de manipulação de Minas a produzir gomas, shakes e chocolates funcionais
- Linha própria de suplementos: Lantana Nutrition
- Instituto Lantana Academy já formou 44 mil profissionais
- Lançamento da Lantana Genomics, com testes genéticos e de microbiota
- Parceria internacional para mapeamento de receptores canabinóides
- Mais de 350 mil pacientes atendidos
- Produção adaptada para crianças, idosos e veganos
- Compromisso com sustentabilidade e inovação científica
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