Negócios

Grupo SBF encerra terceiro trimestre com lucro de R$ 103,8 milhões e fortalece performance da Centauro

Mesmo com queda no lucro, companhia mantém expansão
Grupo SBF encerra terceiro trimestre com lucro de R$ 103,8 milhões e fortalece performance da Centauro
A Centauro, uma das marcas do Grupo SBF, impulsionou o desempenho com crescimento de quase 15% na receita do trimestre | Foto: Divulgação Grupo SBF

O Grupo SBF, proprietário das marcas Centauro e Fisia (Nike), encerrou o terceiro trimestre de 2025 com lucro líquido ajustado de R$ 103,8 milhões, queda de 14,3% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior. No acumulado dos nove primeiros meses, o lucro do grupo chegou a R$ 265,1 milhões, alta de 4% sobre o resultado anterior. Já o Ebitda ajustado somou R$ 160 milhões, queda de 16% ante o reportado no terceiro trimestre de 2024.

Mesmo com a menor lucratividade no terceiro trimestre, o Grupo SBF registrou receita líquida de R$ 1,9 bilhão entre julho e setembro, alta de 9,4% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Conforme dados divulgados pela companhia, o resultado trimestral elevou para R$ 5,3 bilhões a receita acumulada nos primeiros nove meses do ano; o valor ficou 6,6% superior à receita de R$ 4,97 bilhões registrada em igual período de 2024.

Ao longo do terceiro trimestre, a Centauro foi responsável pela geração de R$ 1 bilhão em receita líquida, alta de 14,9% no período. O crescimento foi verificado tanto no canal digital (20,1%) quanto nas lojas físicas (13,1%). No acumulado do ano, a receita líquida alcançou R$ 2,8 bilhão, aumento de 11,8%. Na Fisia, a receita líquida de R$ 1,1 bilhão cresceu 9,2% na comparação com o mesmo trimestre de 2024. O resultado elevou para R$ 2,9 bilhões a receita acumulada no ano, expansão de 3,3%. O destaque foi a retomada do atacado, com alta de 28,2% no período.

No relatório de resultados, a administração do Grupo SBF destacou que o terceiro trimestre de 2025 foi um período de transição, em que o grupo manteve a disciplina na execução do ciclo estratégico e a continuidade dos investimentos iniciados no trimestre anterior. A companhia manteve o foco no crescimento de suas duas principais unidades de negócio, Centauro e Fisia, confiante no retorno desses investimentos no curto e médio prazos e na consequente geração de valor.

“O terceiro trimestre marca uma fase de transição e execução disciplinada do nosso plano estratégico. Os primeiros efeitos já se refletem nos resultados, com forte desempenho da Centauro e sinais consistentes de retomada na Fisia. Seguimos confiantes no retorno dos investimentos realizados e na evolução operacional e de rentabilidade. Seguimos trabalhando para gerar valor sustentável para acionistas, colaboradores, clientes e parceiros”, afirma o diretor-presidente do Grupo SBF, Gustavo Furtado.

Para impulsionar as vendas, o Grupo investiu em um atendimento mais técnico e personalizado, o que, aliado a um sortimento de produtos mais amplo e assertivo, melhorou o desempenho das lojas físicas.

Na categoria de calçados, que responde em média por 50% do faturamento da Centauro, as vendas nas mesmas lojas cresceram 21% no trimestre, acompanhadas de aumento de 15% na taxa de conversão. Além disso, a linha de alta performance em calçados foi destaque, com crescimento de 54% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Investimentos do Grupo SBF no terceiro trimestre somam R$ 144,6 milhões

Em relação aos investimentos, no terceiro trimestre de 2025, o capex alcançou R$ 144,6 milhões, alta de 156,1% em relação ao terceiro trimestre de 2024 e de 59,3% no acumulado do ano. Os aportes foram direcionados principalmente para aberturas e reformas. Houve ainda a aquisição de uma aeronave pela companhia.

Ao longo do terceiro trimestre, o Grupo SBF investiu em suas duas unidades de negócio. A Centauro deu início à estratégia de modernização da rede e abriu duas novas lojas no período. Em agosto, reforçou a presença em Belo Horizonte com a loja do Shopping Cidade, que passou por troca de ponto e ampliação de área.

Em setembro, o Grupo concluiu três iniciativas voltadas à experiência do cliente, com duas novas lojas da Centauro construídas em um modelo mais moderno, que prioriza uma jornada fluida e interativa, em São José do Rio Preto (SP) e Caruaru (PE). Também foi realizado o primeiro refit, uma revitalização feita com a operação em funcionamento para incorporar elementos do novo conceito de loja, finalizada no Partage Santana Shopping, em São Paulo.

No caso da Fisia, foi inaugurada a loja física do Shopping Iguatemi Campinas (SP), e a unidade do Shopping Nova América (RJ) passou por reforma com expansão de área.

Centauro e Fisia impulsionam resultado trimestral do Grupo SBF

• Lucro líquido ajustado: R$ 103,8 milhões (queda de 14,3% em relação ao 3º tri de 2024)
• Lucro acumulado no ano: R$ 265,1 milhões (alta de 4%)
• Ebitda ajustado: R$ 160 milhões (queda de 16%)
• Receita líquida trimestral: R$ 1,9 bilhão (alta de 9,4%)
• Receita acumulada nos nove meses: R$ 5,3 bilhões (alta de 6,6%)

Desempenho das unidades

• Centauro: receita líquida de R$ 1 bilhão no trimestre (+14,9%); crescimento de 20,1% no canal digital e 13,1% nas lojas físicas.
• Fisia (Nike): receita líquida de R$ 1,1 bilhão (+9,2%); receita acumulada de R$ 2,9 bilhões (+3,3%).
• Destaque: retomada do atacado com alta de 28,2%.

Investimentos e expansão

• Capex: R$ 144,6 milhões (+156,1% vs. 3º tri de 2024)
• Novas lojas:
Centauro: São José do Rio Preto (SP) e Caruaru (PE)
Fisia: Inauguração no Shopping Iguatemi Campinas (SP)
• Reformas:
Centauro no Shopping Cidade (BH)
Fisia no Shopping Nova América (RJ)
Primeiro refit concluído no Partage Santana Shopping (SP)

Foco estratégico

Disciplina na execução do ciclo estratégico e continuidade dos investimentos nas marcas Centauro e Fisia, com confiança no retorno de curto e médio prazos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas