Negócios

Guia ajuda no planejamento financeiro das empresas

Documento pode ser baixado gratuitamente e traz um passo a passo de como fazer um orçamento empresarial
Guia ajuda no planejamento financeiro das empresas
Crédito: Reprodução Pexels

Um novo ano se aproximando e é hora de fazer um balanço do que já passou e projetar o futuro. Se no campo pessoal promessas de entrar na academia ou fazer um novo curso, por vezes, podem ser proteladas, nos negócios é imprescindível fazer o planejamento financeiro da empresa.

Para ajudar especialmente os varejistas, a F360 – consultoria especializada em gestão financeira do negócio por meio de soluções em uma plataforma web – lançou o Guia Prático de Planejamento Financeiro. O documento, que pode ser baixado gratuitamente, tem 29 páginas e traz um passo a passo de como fazer um orçamento empresarial.

O orçamento empresarial é um documento que registra todas as receitas e despesas de uma empresa em um determinado período. Ele é fundamental para o planejamento estratégico, sendo útil tanto para negócios novos quanto para unidades franqueadas. Essa ferramenta embasa estratégias, controla as atividades da empresa e ajuda a alcançar metas com mais eficiência. Além disso, o orçamento oferece uma visão clara das operações ao longo de um ano, permitindo uma expectativa mais precisa para o futuro.

De acordo com o sócio e head de Educação da F360, Maurício Galhardo, mais do que um e-book, o guia é um compilado de ferramentas que apoiam o empresário na hora de fazer o planejamento, passando por diferentes áreas, como a gestão de estoques, gestão de pessoas, gestão de vendas, além, claro do enfoque financeiro.

“O que todo empresário quer é vender mais. Mas só isso não basta para ter um negócio próspero. É preciso ter clareza sobre como andam as finanças. A maioria dos empresários conhece pouco os seus indicadores. Eu diria que menos de 10% tem domínio sobre os seus números”, diz.

Ele acrescenta que não é todo mundo que empreende já planejando o negócio. “A maioria empreende por necessidade, às pressas, ou já pega o negócio rodando. O guia abrange todos os portes de negócios. Os mais experientes vão passar pelo guia e verificar o que ele já faz e o que precisa melhorar. Os outros vão aprender e se conseguirem alguma parte já vão melhorar o negócio”, observa Galhardo.

O Guia de Planejamento Financeiro aborda questões como despesas, receitas, fluxo de caixa, investimentos, empréstimos, ativos fixos, custos da produção, tipos de orçamento empresarial, definição de metas, informações de dados, indicadores de desempenho, entre outros.

O planejamento financeiro, porém, não basta para garantir o sucesso do negócio. Acompanhamento e ajustes pontuais são necessários ao longo do período. O cenário político-econômico mundial atual impõe planejamentos de prazo menor, capazes de lidar com a instabilidade e os imprevistos.

“O planejamento é para o gestor errar menos.  É preciso saber aonde quer chegar para traçar possíveis caminhos, daí a importância da disciplina na hora da execução. Entender o mercado ajuda a fazer o planejamento. As oscilações macro, como no caso da taxa Selic, por exemplo, vão, em tese, acontecer com todo mundo. Então, o melhor é focar na produtividade, na eficiência da operação. A preocupação deve ser em entregar uma experiência melhor e menos com o preço. Devemos controlar o que podemos e aprender sobre o que não podemos”, ensina.

Para evitar erros no orçamento, o empresário lista seis dicas:

  • Detalhe todas as fontes de renda
  • Saiba quais são seus custos fixos e variáveis
  • Acrescente despesas únicas
  • Conte com a ajuda dos colaboradores
  • Relacione o orçamento empresarial ao planejamento
  • Centralize as informações

E um último conselho: “Uma coisa básica é conversar com o contador. Ele precisa entender do seu negócio para ir além da contabilidade básica e ajudar a alcançar os resultados desejados”, completa o sócio e head de Educação da F360.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas