Negócios

Guia de salários e contratações destaca profissionais de finanças

Guia Salarial 2024 da Robert Half apresenta a expectativa de salários e de contratações em Minas Gerais
Guia de salários e contratações destaca profissionais de finanças
Foto: Adobe Stock

A 16ª edição do Guia Salarial da Robert Half revela um cenário aquecido de busca por profissionais das áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e finanças em Minas Gerais no próximo ano. A expectativa é de que o volume de contratações e o valor dos salários melhorem na comparação com 2023.

Com setores tradicionais como mineração, logística e agronegócio aquecidos e emergentes, como energia e saúde (incluindo farmacêuticas), a tendência é de que as vagas sejam melhor distribuídas pelo Estado, com destaque para o Norte de Minas.

Segundo o gerente de recrutamento da Robert Half, Alexandre Mendonça, o Estado passa por um momento com muitos investimentos e chegada de multinacionais, o que gera inúmeras contratações para empregos de melhor qualidade.

“No Norte Minas o investimento em mineração de lítio, com a chegada de multinacionais, já aumentou o nível de contratações. Essas empresas, inclusive, estão trazendo profissionais de fora, o que faz com que os salários subam. O setor de energia também tem investido em diversas regiões do Estado. E muitas startups estão surgindo para atender às diferentes fases do processo, da geração à transmissão e distribuição. Na área da Saúde tivemos uma fase com várias compras e consolidação de laboratórios, redes de hospitais e investimentos de farmacêuticas no Norte e no Sul do Estado. E, na logística, temos investimentos em novos modais, duas indústrias que estão investindo em locomotivas autônomas e empresas do setor rodoviário buscando novas alternativas”, enumera Mendonça.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo o Guia, as áreas que lideram as contratações são:

  • Finanças
  • Contabilidade/controladoria
  • Supply Chain
  • Recursos Humanos
  • Engenharia de Produto
  • Automação
  • Melhoria Contínua
  • Vendas

Cargos/posições que estão sendo mais demandados:

  • Gerente de Projetos
  • Especialista de P&D
  • Gerente Comercial/Executivo de Vendas
  • Gerente de Operações
  • Gerente de Produção 
  • Analista Contábil (Pleno e Sênior)
  • Analista de FP&A (Planejamento e Análise Financeira)
  • Profissional de RH generalistas

Profissionais mais difíceis de encontrar:

  • Profissionais de P&D (pesquisa e desenvolvimento)
  • Profissionais de vendas (com experiência em vendas complexas para B2B)
  • Automação e projetos (com inglês avançado)
  • Profissionais da área contábil (com inglês avançado e experiência em normas internacionais)
  • Profissionais de recursos humanos (com inglês avançado e visão generalista)
  • Profissionais de supply chain (com inglês avançado e experiência em mineração)

A comparação das listas indica os maiores desafios dos profissionais de recursos humanos dentro das empresas. A pesquisa ainda aponta as demandas e/ou desafios das empresas com soluções em talentos:

  • Atração de profissionais qualificados
  • Tempo de contratação (cada vez menor)
  • Retenção de talentos pela competitividade no mercado

“O desafio do recrutamento é gigantesco. A parte de P&D, por exemplo, exige conhecimentos muito específicos. E outro dificultador é a questão do idioma. O mercado está mais competitivo em alguns conhecimentos e isso faz o salário subir e dificulta ainda mais as contratações. Hoje se busca muito mais profissionais voltados para a transformação que aquela empresa está passando do que operadores. O mercado de trabalho enfrenta uma batalha global por talentos. O câmbio não nos ajuda a reter os nossos talentos e menos ainda a atrair talentos do exterior. Ainda precisamos estruturar a entrada dos profissionais no mercado. As empresas investem na entrada na base para treinar e formar o profissional que ela vai precisar no futuro”, avalia.

Contratações e salários devem melhorar em 2024

A expectativa embutida no Guia Salarial da Robert Half é que 2024 seja um ano mais competitivo e com um volume maior de posições no mercado de trabalho. Segundo o gerente de recrutamento da Robert Half, Alexandre Mendonça, por isso, o mercado deve ser cada vez mais exigente em relação aos conhecimentos e habilidades, o que limita o volume de profissionais disponíveis e aderentes às posições.

A demanda de empresas estabelecidas no interior por profissionais mais qualificados tem aumentado significativamente. O grande desafio é encontrar candidatos com essa mobilidade, visto que o efeito do trabalho remoto ainda influencia a avaliação e tomada de decisão dos profissionais.

Para o ele, é importante frisar que a adaptação às novas tecnologias é um grande diferencial competitivo para os candidatos. Ferramentas para análise de dados, como Power BI, por exemplo, estão mais valorizadas.

“Ainda enfrentamos a defasagem em uma segunda língua. A chegada das multinacionais exige o domínio especialmente o inglês. Se eu puder dar uma dica para os profissionais, é que se especializem. Quanto maior for o ineditismo dos seus conhecimentos dentro da área demandada, melhor será”, destaca Mendonça.

Nesse cenário de valorização dos especialistas, cresce também a importância dos profissionais de recursos humanos. Cada vez mais estratégicos e próximos ao presidente da empresa, há tempos deixaram de ser responsáveis apenas pelas contratações e plano de salários, mas assumiram a condução das estratégias de retenção de talentos, fortalecimento da cultura corporativa e manutenção de um clima interno capaz de gerar pertencimento e engajamento.

“Estamos em um momento de expectativas muito positivo. Minas Gerais está recebendo um volume de investimentos interessante. Se eu fosse começar uma empresa hoje, começaria pelo RH. Ele é fundamental para o sucesso de qualquer corporação porque cuida da jornada do colaborador. O desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária passa muito pelo trabalho e podemos ser menos desiguais se conseguirmos atender esse volume de oportunidades”, completa o gerente de recrutamento da Robert Half.

Desafio do recrutamento é gigantesco, afirma Mendonça | Crédito: Divulgação/Robert Half

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas