Negócios

Há 10 anos no mercado, Temperatta anuncia fábrica própria e expansão nacional

Empresa de Vespasiano projeta aumento de produção e lançamento de 40 produtos em 2025, mediante investimento de R$ 10 milhões
Há 10 anos no mercado, Temperatta anuncia fábrica própria e expansão nacional
Fábrica que operamos hoje é alugada e conta com 3,5 mil metros de área construída; nova unidade terá 20 mil metros quadrados de área total, sendo área construída de 5 mil metros quadrados, afirma Fernando Seabra Junior | Foto: Divulgação Fernando Seabra

Há 10 anos atuando em Minas Gerais, a Temperatta, com sede em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai investir na construção de um parque fabril próprio. O valor de investimento previsto é de R$ 10 milhões e as obras devem ser iniciadas em 2026. O objetivo é ampliar a capacidade de produção da indústria e, assim, expandir a atuação para todo o País. A empresa é uma das principais fabricantes de molhos, temperos e especiarias do Estado e, este ano, deve faturar em torno de R$ 40 milhões. 

A Temperatta foi fundada em 2015, pelos irmãos Fernando Seabra Junior e Leandro Seabra. Conforme o sócio-diretor da Temperatta, Fernando Seabra, no momento, a empresa está adquirindo os terrenos para a construção, cuja previsão é começar em 2026 e finalizar em 2027.  

“Hoje, nossa fábrica – que é alugada – conta com 3,5 mil metros de área construída. A nova unidade terá 20 mil metros quadrados de área total, sendo a área construída de 5 mil metros quadrados. Com isso, nossa capacidade de produção será quadruplicada. Serão cerca de R$ 10 milhões de investimentos. Isso vai gerar muitos empregos na região”.

Conforme Seabra, atualmente a indústria gera entre empregos diretos e indiretos cerca de 350 postos de trabalho. Com a nova unidade, haverá mais contratações e também permitirá a expansão do mercado da Temperatta, que hoje atua em todo o Estado. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Nosso objetivo é comercializar nossos produtos em todo o Brasil e a nova fábrica será importante para isso. Hoje, já atuamos em todas as cidades de Minas Gerais e ficamos entre a primeira e a segunda marca do setor em vendas no Estado. Queremos consolidar como a primeira”, disse Seabra.

Atualmente, a empresa produz cerca de 100 mil litros de molhos, um bitrem de sal para linhas de churrasco e parrilla, e entre 10 e 20 toneladas de especiarias por mês. A expectativa é quadruplicar a produção com um turno e meio de operação, podendo aumentar ainda mais com três turnos.

Temperatta completa 10 anos e projeta lançar cerca de 40 produtos em 2025

Com um mercado promissor, a Temperatta investe também na diversificação dos produtos. Hoje, a marca conta com cerca de 130 produtos entre molhos, especiarias, temperos e linha de churrasco. Em comemoração à primeira década de atuação, este ano serão várias as novidades. A estimativa é lançar cerca de 40 itens entre molhos, azeites e produtos inovadores. 

“A gente tem uma estimativa de estar lançando entre 30 e 40, acredito que até julho a gente já tenha lançado bastante coisa. Entre os novos produtos estão sete molhos da linha cremosa, vamos entrar em segmentos mais concorridos, como o de farináceos e derivados de feijões e cereais. A gente pretende entrar com linhas de azeitonas, azeites, enfim, vamos ter muita coisa nova em 2025”.

A expansão do portfólio será importante para manter o crescimento do faturamento da Temperatta. A perspectiva é chegar ao final do ano com um incremento de 19% a 20% no faturamento sobre 2024, variando entre R$ 36 milhões e R$ 40 milhões.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas