Hélida Mendonça é coautora do Mulheres que Transformam Vidas

Conhecida no mundo dos negócios como uma das fundadoras da icônica marca Forno de Minas, Hélida Mendonça compartilha sua trajetória de vida e empresarial no livro “Mulheres que Transformam Vidas – Histórias Inspiradoras de Mulheres Empreendedoras”. Sob a coordenação de Silvana Lages, a obra é assinada por 26 coautoras de diferentes gerações, referências em empreendedorismo e liderança em Minas Gerais e no Brasil. O lançamento aconteceu dia 7 de agosto, em Belo Horizonte.
“O livro tem o propósito de ampliar a voz da mulher, inspirando e valorizando o protagonismo feminino nos negócios por meio dos relatos de vidas e carreiras das coautoras, cujas experiências e vivências são comuns para muitas brasileiras. São histórias carregadas de desafios, superações, erros e acertos, aprendizados, ressignificação, recomeços, legados, diversidade e sororidade”, afirma Hélida Mendonça.
A obra retrata as jornadas de mulheres que, por meio do empreendedorismo, transformaram suas próprias vidas e também a realidade de outras pessoas, famílias e comunidades. Grande parte também é formada por mães, esposas, responsáveis pela casa e líderes em seus lares e no ambiente profissional. “Esse não é um livro sobre mulheres perfeitas. É um livro sobre protagonistas reais, que fizeram de seus caminhos uma ponte para outras mulheres atravessarem”, destaca Silvana Lages.
O estudo “Empreendedorismo Feminino Sob a Ótica da Pnad Contínua”, realizado pelo Sebrae desde 2012, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad/IBGE), revela que, hoje, elas somam cerca de 10,4 milhões de empreendedoras e representam mais de 42% do total de donos de negócios no País, sendo que 52% delas são chefes de família – recorde dessa série histórica, com crescimento de 33% nos últimos dez anos.
Por outro lado, a maior parte não escolheu empreender por oportunidade, mas por necessidade. Os relatos das coautoras mostram por que empreender é, para muitas, um ato diário de coragem.
Da Forno de Minas ao ecoturismo
A história de Hélida Mendonça, psicóloga e terapeuta ocupacional de formação, é marcada pelos legados de sua família, ligados ao trabalho no campo, à valorização da educação e à coragem de empreender e inovar. Seus avós eram fazendeiros, e ela cresceu cercada pelo universo rural.
Com o pai, Hélio Mendonça Braga, Hélida Mendonça aprendeu a empreender, a ser prática nas decisões e a identificar oportunidades. Da mãe, Maria Dalva Couto Mendonça, herdou a coragem para enfrentar adversidades e se reinventar.
Em 1973, a morte repentina do pai mudou a vida da família. “Minha mãe tinha apenas 31 anos, não sabia dirigir, não tinha conta em banco e, de repente, se viu sozinha na criação e sustento dos quatro filhos. Eu era a mais velha e tinha 12 anos. Ela vendeu nossa fazenda, honrou as dívidas e se encontrou profissionalmente no mercado imobiliário.”
Quase 20 anos depois, essa coragem levou Hélida Mendonça e o irmão Helder a investirem juntos na criação da Forno de Minas, pioneira no pão de queijo congelado. Mesmo realizada na carreira de psicóloga, abraçou o desafio ao lado da mãe e do irmão.

Criada em 1990, a Forno de Minas rendeu capítulos emblemáticos na vida de Hélida Mendonça, que assumiu diretorias de RH, Marketing e Gestão Estratégica. A família expandiu a marca, vendeu-a para um grupo inglês em 1999, recomprou-a em 2009 e, em 2023, concluiu a venda para um grupo canadense.
Após consolidar a marca, Hélida Mendonça passou a se dedicar à Fazenda Hiáia, adquirida com o marido no início dos anos 2000. O nome, de origens indígenas e africanas, remete à força feminina e ao valor da água.
Localizada entre Ouro Preto e Piranga (MG), a fazenda tem como pilar a preservação da Mata Atlântica, de nascentes e da fauna, além da restauração de um casarão centenário. O projeto une cultura regional, história e gastronomia de Minas à sustentabilidade, com foco no ecoturismo e em atividades como observação de aves e esportes de aventura.
“Acredito que empreender é inovar com propósito, preservando a conexão com nossas raízes. Sigo firme no objetivo de deixar um legado que valorize o cuidado com a terra, a natureza e as pessoas”, afirma Hélida Mendonça.
Ouça a rádio de Minas