Negócios

Hotel Ibis Varginha começa a ser construído no segundo semestre de 2026

O empreendimento avaliado em R$ 40 milhões deverá iniciar as operações em 2028
Hotel Ibis Varginha começa a ser construído no segundo semestre de 2026
Foto: Divulgação Atrio Hotel

A construtora Pollo Engenharia acaba de lançar oficialmente o hotel Ibis Varginha, na cidade do Sul de Minas Gerais. Avaliado em R$ 40 milhões, o empreendimento será o primeiro hotel internacional do município. O projeto está em fase de formação de grupo de investidores, com começo das obras de construção previsto para o segundo semestre de 2026.

O início da operação está programado para 2028 e faz parte de um movimento estratégico para suprir a demanda hoteleira na região Sul de Minas. O imóvel será gerido pela Atrio Hotel Management e integra o plano de expansão da multinacional Accor no Estado.

Ao todo, serão 125 apartamentos distribuídos em um prédio com térreo e mais quatro pisos, sala de conferências com capacidade para 150 pessoas, academia e restaurante. O novo hotel da bandeira Ibis será construído na avenida Presidente Castelo Branco, 505, no bairro Jardim Petrópolis.

A sócia da Pollo Engenharia, Ana Letícia Martins, destaca que a escolha por Varginha é uma resposta direta à demanda por hotéis de negócios administrados profissionalmente. Segundo ela, o estudo de viabilidade hoteleira mostrou que 72% da demanda é voltada para o segmento de negócios. “Isso reforça a oportunidade de consolidar uma operação profissional e eficiente na região”, completa.

O diretor de desenvolvimento da Atrio, João Cazeiro, destaca que os envolvidos no projeto estão com grandes expectativas. Ele reforça o fato da baixa quantidade de hotéis instalados na cidade e destaca a presença do Porto Seco como um importante fator para a escolha do município.

“A escolha pelo Sul de Minas surgiu após mapearmos, junto desse parceiro, algumas cidades, como Poços de Caldas e Pouso Alegre, mas Varginha acabou chamando a nossa atenção devido à falta de hotéis e pela demanda corporativa das grandes empresas que lá estão”, explica.

Ele ainda afirma que o público-alvo desse novo empreendimento será muito vasto, atendendo desde representantes comerciais até CEOs de grandes companhias, dentre outras pessoas.

Expansão da Accor em Minas Gerais

Ibis Lavras, em Minas Gerais.
Foto: Ibis Lavras / Reprodução / Instagram

O diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor Brasil na divisão Premium, Midscale & Economy, Romulo Silva, lembra que, com a chegada do Ibis Varginha, a multinacional passará a contar com 31 hotéis em Minas Gerais. O Estado é o segundo com maior número de empreendimentos da empresa no País, atrás apenas de São Paulo (125).

O novo imóvel também vai contribuir para reforçar a importância estratégica da região para o plano de expansão do grupo. “A força e a versatilidade da marca Ibis nos permitem atuar com sucesso nas mais diversas praças, como Varginha, que exerce papel de liderança econômica e de serviços em sua região”, declara.

Silva ainda destaca que o hotel está sendo erguido em uma área estratégica do município mineiro, próximo ao principal shopping da região. Além disso, segundo ele, as instalações foram pensadas para o viajante moderno, tornando o empreendimento uma boa opção tanto para quem está viajando a trabalho quanto para lazer.

Além do Ibis Varginha, a Accor planeja inaugurar outros nove hotéis no Estado até 2028. As cidades que receberam as operações de bandeiras da multinacional são:

  • Passos, também na região Sul;
  • Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro;
  • Patrocínio e Pará de Minas, no Alto Paranaíba;
  • Montes Claros, na região Norte do Estado.

Confira a lista de novos hotéis da Accor previstos para Minas Gerais

  • Ibis Varginha;
  • Ibis Pouso Alegre;
  • Ibis Styles Araxá;
  • Ibis Pará de Minas;
  • Ibis Styles Uberaba;
  • Ibis Styles Patrocínio;
  • Ibis Styles Passos;
  • Ibis Styles Montes Claros;
  • Novotel Uberlândia;
  • Tribe Belo Horizonte.

Ibis Varginha é resultado de uma parceria de sucesso

O diretor de desenvolvimento da Atrio, João Cazeiro, celebra a realização do projeto e da parceria com a construtora. “Não há dúvidas de que a cidade e o entorno serão muito beneficiados desde a fase de construção até o início da operação do hotel”, afirma.

A empresa é considerada a maior operadora de capital 100% nacional e a terceira no ranking geral. A Atrio Hotel Management administra cerca de 80 hotéis em 15 estados brasileiros. Em Minas, ela possui dois hotéis em operação em seu portfólio (Ibis Lavras e Ibis Styles Poços de Caldas), além de um em implantação, o Novotel Uberlândia.

Cazeiro ressalta que o foco da Atrio para Minas Gerais é ingressar no mercado de Belo Horizonte. Segundo ele, a cidade é uma das grandes capitais brasileiras em que a empresa ainda não está presente “Nós já temos algumas conversas e o nosso foco para 2025 é ter algum projeto em conversão na cidade de Belo Horizonte ou na Grande BH”, afirma.

Já o diretor da Pollo Engenharia, Carlos Martins, destaca que a Atrio Hotel é uma das principais empresas de gestão hoteleira do Brasil, focada em processos, atendimento e treinamento. “Nós temos muita sinergia com esse modo de atuação”, completa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas