Negócios

Vila Galé em Ouro Preto é inaugurado com proposta de unir tradição mineira e modernidade

Empreendimento é a primeira unidade da rede hoteleira portuguesa em território mineiro
Vila Galé em Ouro Preto é inaugurado com proposta de unir tradição mineira e modernidade
Foto: Divulgação/Vila Galé

O novo Vila Galé Collection, instalado em um imóvel histórico no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, promete projetar Minas Gerais para o mundo. Com investimento de R$ 120 milhões, o empreendimento será inaugurado neste sábado (24), marcando a estreia da rede hoteleira portuguesa em território mineiro

O local, uma construção de 1779, já abrigou o 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais e, posteriormente, o tradicional Colégio Dom Bosco. Agora, com o Vila Galé Collection, o espaço se firma como uma importante construção histórica no Estado.

Hoje, o empreendimento é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), o que garante a preservação da arquitetura original, reconhecendo a relevância histórica e cultural para Minas Gerais. Durante a reforma, o espaço foi recuperado pela rede portuguesa, que busca integrar hospitalidade e memória em diferentes espaços pelo mundo.

Piscinas aquecidas, bares, capela, spa e haras estão entre as atratividades

Com 311 quartos, sendo 95 no edifício histórico restaurado e os demais distribuídos em dois novos bloco, o Vila Galé Collection Ouro Preto propõe uma união entre conforto e preservação do patrimônio. Dentre as atratividades, destacam-se três restaurantes, dois bares, cinco piscinas aquecidas, capela, biblioteca, cinema, discoteca, clube infantil, atelier, sete salas de convenções, auditório, sala de jogos, spa e salas de massagem.

Além disso, a infraestrutura contempla também uma área de lazer completa com lago de tirolesa e pedalinho, trampolim, quadras poliesportivas e pista de kart. O espaço também tem opções voltadas ao bem-estar, atrações, como haras para apaixonados por equitação e observatórios da natureza.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a chegada do Vila Galé, primeira bandeira internacional a se instalar em Minas em mais de três décadas, comprova a potência do Estado no cenário internacional. “A concretização do projeto é resultado de um trabalho técnico e sensível, que alia cultura, turismo e desenvolvimento. Minas Gerais se reinventa e se reposiciona no cenário global com experiências únicas, acolhimento genuinamente mineiro e segurança institucional para o investidor”.

A partir das instalações, Oliveira avalia que o Estado vivencia um novo ciclo: global, sustentável e com impacto na vida das pessoas. “O Vila Galé Collection Ouro Preto é um símbolo da potência turística de Minas Gerais”, acrescenta.

A marca, reconhecida pela produção de vinhos e azeites em regiões como Alentejo, Douro e Ponte de Lima, promete iniciar novos projetos em Minas Gerais para além da hospedagem. Ao todo, 15 hectares serão destinados à plantação de vinhas e oliveiras, testando a viabilidade de cultivo em terras mineiras — uma iniciativa pioneira e simbólica, que também une uma tradição portuguesa com a inovação local.

O repórter viajou a convite da Secult

Confira imagens do Vila Galé em Ouro Preto:

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas