Hotelaria: Accor anuncia novo serviço no Brasil

Unir a comodidade do coworking com o conforto de um hotel é o conceito de uma linha de novos produtos da Accor – rede global de hotéis – no Brasil. O Wojo é uma oportunidade de uso para trabalho de espaços nos hotéis. O conceito foi batizado como workspitality, ou seja, entregando soluções de trabalho por meio de produtos que não abram mão da hospitalidade já conhecida dos hotéis da rede. São três formatos: Wojo Spot, disponível aos consumidores nas áreas comuns dos hotéis (lobby, bares e restaurantes), oferecendo ao cliente acesso gratuito a espaços de trabalho com conexão Wifi. Além disso, os clientes também poderão usufruir dos serviços de Alimentos&Bebidas do hotel. Salas Privativas by Wojo, que são salas de reuniões adaptadas para se tornarem escritórios privativos para a partir de três pessoas e destinadas a empresas ou membros de uma mesma equipe ou projeto. E Room Office by Wojo, que transforma quartos de hotéis em espaços privados de escritórios para uma ou duas pessoas.
De acordo com o COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil, Olivier Hick, o objetivo é dinamizar o uso dos hotéis, mostrando que existem oportunidades de uso para quem não está hospedado, e atender uma demanda crescente por espaços confortáveis, com bons serviços para quem não é obrigado a trabalhar no escritório, mas também não quer fazer isso em casa.
Segundo pesquisa realizada pela própria Accor no Brasil, houve uma mudança de comportamento desse cliente, pois no período pré-pandemia, apenas 8% dos respondentes costumava trabalhar sempre ou quase sempre em cafés ou restaurantes, e 7% em coworkings. Mas, com a pandemia e adaptação no modo de trabalho das pessoas, 21% dos participantes responderam que poderiam trabalhar em cafés, restaurantes ou espaços de coworking, sendo os maiores motivos: para 50%, sair do ambiente doméstico; 47% alegaram que seria ter um ambiente mais agradável para trabalhar e 37% utilizariam esses espaços para ter uma estrutura de escritório mais adequada.
Para aderir ao Wojo, o hotel precisa fazer um pequeno investimento na sinalização, comunicação e melhoria da internet em alguns casos. O mobiliário, na maioria das vezes, já faz parte do acervo da unidade.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Acreditamos que a forma de trabalhar está mudando. As pessoas não aguentam mais ficar em casa, na frente de uma tela. Daqui pra frente a palavra é flexibilidade. Sabemos que as pessoas vão trabalhar alguns dias no escritório e estão buscando ambientes com segurança. Se o lugar pode ser perto de casa, tanto melhor. O modelo de negócios é como fazemos na hotelaria, flexível. O aluguel é por período utilizado. Pode ser algumas horas, dias ou meses, de acordo com a conveniência do cliente. Nosso objetivo é que rapidamente os nossos quase 300 hotéis no Brasil ofereçam esse serviço”,explica Hick.

Minas – A implantação já começou, inclusive, em Minas Gerais. Em Belo Horizonte com o formato Wojo Spot (Ibis Budget Belo Horizonte Minascentro) e outros cinco hotéis com o produto Room Office by Wojo em: Uberlândia, no Triângulo, (Ibis Budget Uberlândia); Itaúna, na região Centro-Oeste (Ibis Styles Itaúna); e mais três hotéis na Capital (Mercure BH Savassi, Mercure BH Vila da Serra e Ibis Belo Horizonte Savassi). Para fevereiro, a marca terá mais um hotel com o produto Wojo Spot em Belo Horizonte (Ibis Belo Horizonte Savassi). E, em abril, a marca terá as seguintes cidades com o produto Wojo Spot: Barbacena, no Campo das Vertentes (Ibis budget Barbacena); Divinópolis, na região Centro-Oeste (Ibis budget Divinópolis); Manhuaçu, na Zona da Mata (Ibis budget Manhuaçu); Uberlândia, no Triângulo (Ibis budget Uberlândia e Mercure Uberlândia); Juiz de Fora, na Zona da Mata (Ibis Juiz de Fora); Pouso Alegre, no Sul de Minas (Ibis Styles Pouso Alegre); e Belo Horizonte (Mercure Belo Horizonte Lourdes, Mercure Belo Horizonte Savassi e Mercure Belo Horizonte Vila da Serra).
A expansão já está planejada para o segundo semestre com a marca Wojo Spot: Belo Horizonte (Ibis Belo Horizonte Liberdade, Ibis budget Belo Horizonte Afonso Pena (Combo com o Ibis); Muriaé, na Zona da Mata (Ibis budget Muriaé); Pato de Minas, no Alto Paranaíba (Ibis budget Patos de Minas); Contagem, na Região Metropolitana (Ibis Contagem Ceasa); Montes Claros, no Norte de Minas (Ibis Montes Claros); Poços de Caldas, no Sul de Minas (Ibis Poços de Caldas); Itaúna (Ibis Styles Itaúna); Uberaba, no Triângulo (Ibis Uberaba); e Uberlândia (Ibis Uberlândia).
Meta – O objetivo é lançar o produto Wojo Spot em 100 hotéis até o final de 2021, além de mais de 20 hotéis com Salas Privativas no lançamento da marca. Além disso, o plano é, até 2022, completarmos a marca de 100% dos hotéis da Accor no País com o Wojo Spot em funcionamento.
“Queremos criar uma comunidade. O site já está pronto e estamos trabalhando para desenvolver um aplicativo para as pessoas usarem de todos os lugares do Brasil. Dessa forma quem usar o Wojo em um lugar vai ter acesso a todos os outros com facilidade. Nosso objetivo é mais do que gerar fidelidade, mas sim uma comunidade que também nos diga quais são suas necessidades e desejos. Quem participar vai poder contar, inclusive, com os benefícios do nosso programa de fidelidade. O custo das plataformas é bancado pela Accor, não pelos hoteleiros”, pontua o COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.
Ouça a rádio de Minas