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Ibis Lavras é inaugurado com 110 quartos e Accor planeja abrir mais 4 hotéis em Minas

O montante investido na construção do novo hotel em Lavras foi de aproximadamente R$ 35 milhões
Ibis Lavras é inaugurado com 110 quartos e Accor planeja abrir mais 4 hotéis em Minas
Foto: Atrio / Divulgação

A multinacional do setor de hospedagem Accor inaugurou, neste mês, o hotel Ibis Lavras, na região Sul de Minas Gerais. O empreendimento conta com 110 quartos e é resultado da parceria entre a empresa e a operadora Atrio Hotel Management. O montante investido no desenvolvimento do projeto foi de R$ 35 milhões, aportados por empresários locais.

O diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Atrio, João Cazeiro, destaca algumas características da cidade de Lavras que influenciaram na hora de escolher o local para abrigar um novo hotel da marca Ibis. Dentre elas, o fácil acesso ao município se destaca, uma vez que o empreendimento está localizado próximo à rodovia Fernão Dias, no meio do caminho entre Belo Horizonte e São Paulo.

Outro fator determinante é o forte desenvolvimento industrial e, consequentemente, econômico da região. Além disso, também há o fato de Lavras ser um grande polo educacional do Estado. Cazeiro destaca a importância dos empresários parceiros que contribuíram e que seguem acreditando no desenvolvimento desse novo empreendimento.

Ele também lembra o fato de que, até então, a cidade não possuía hotéis de bandeiras internacionais. O diretor da Atrio considera o Ibis uma marca democrática, capaz de hospedar diferentes perfis de pessoas, desde CEOs até representantes comerciais. “Hoje, o Ibis é uma das top of minds do Brasil em termos de marca”, destaca.

O público-alvo do novo hotel são turistas que vão até Lavras para consumir os serviços oferecidos no município, empresários ligados às companhias instaladas na região, além daquelas pessoas que estão apenas de passagem e procuram um lugar para descansar durante a viagem. “A ideia é que esse hotel também fique mais atrativo para quem vai fazer compras ou passeios no final de semana”, completa.

Novo hotel já apresenta bom desempenho

Cazeiro ainda destaca o bom desempenho que o empreendimento vem apresentando em seus primeiros dias de operação. “Estamos tendo uma boa procura, boa demanda, surpreendendo e superando o que imaginávamos. Eu acho que esse hotel realmente deverá emplacar muito rápido”, avalia.

Para o COO da divisão Premium, Midscale & Economy da Accor Brasil, Olivier Hick, o novo empreendimento reflete a essência da marca Ibis, conhecida pela eficiência e excelente relação custo-benefício. “O Ibis Lavras representa muito bem isso. Essa nova adição ao portfólio da Accor em Minas Gerais faz parte da dedicação da rede em oferecer acomodações de qualidade para todos os perfis de viajantes”, afirma.

Outros hotéis Accor previstos em Minas Gerais

Além desta operação em Lavras, a Accor planeja abrir outros quatro hotéis no Estado e também já está negociando possíveis lançamentos no mercado mineiro nos próximos anos.

Dentre os projetos da empresa em Minas estão:

  • Ibis Styles Araxá;
  • Ibis Pouso Alegre;
  • Novotel Uberlândia;
  • Tribe Belo Horizonte.

O gerente geral do Ibis Lavras, André Salata, celebra a chegada do primeiro hotel de rede na região e destaca o potencial de crescimento do município. “Com a chegada da Accor nossa expectativa é de trazer um novo conceito em experiência de hospedagem para os cidadãos e viajantes de Lavras”, declara.

Já o CEO da Atrio Hotel Management, Beto Caputo, reforça a importância da parceria com a Accor e destaca a ampliação da presença da operadora em Minas. Além disso, ele ressalta o fato do hotel iniciar suas operações com reservas, “o que é estratégico e diz muito sobre a assertividade deste projeto”, completa.

Do ponto de vista econômico, durante a fase de construção, o hotel gerou 35 empregos diretos e indiretos, e na operação empregará aproximadamente 22 colaboradores, demonstrando o compromisso da Accor com o desenvolvimento da economia local.

Expansão da Atrio em Minas Gerais

Cazeiro revela que a operadora Atrio pretende expandir ainda mais sua presença no mercado mineiro. Atualmente, a empresa possui três empreendimentos em operação em Minas Gerais, sendo dois em Poços de Caldas e um em Pouso Alegre, na região Sul do Estado, todos da marca Ibis.

Para ele, esses hotéis têm apresentado bons desempenhos até o momento. “As unidades vão super bem, nós temos uma boa ocupação, principalmente em Poços de Caudas, onde nós conseguimos mesclar o lazer e o corporativo, de forma positiva”, relata.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da companhia, a empresa pretende contar com um hotel em Belo Horizonte nos próximos anos. Outra cidade que está no radar da Atrio é Ouro Preto, na região Central de Minas, por se tratar de um município com forte demanda tanto para o lazer quanto para negócios. Além disso, segundo Cazeiro, a empresa está muito perto de fechar uma parceria para sua expansão para a região do Triângulo Mineiro.

“Nós buscamos empreendimentos, principalmente, com foco corporativo e mesclado com lazer em grandes cidades, com mais de 300 mil habitantes, para que possamos emplacar as nossas marcas internacionais”, ressalta.

A Atrio, segundo ele, tem direcionado seus esforços para fechar o ano com pelo menos mais uma assinatura de contrato em Minas, para uma abertura futura ou ainda para 2024.

“O foco hoje deve ser em Belo Horizonte, uma vez que já mapeamos o Triângulo Mineiro e devemos ter mais um contrato ainda neste ano na região. Nosso foco é ter, pelo menos, mais um na Capital. Já estamos mapeando as possibilidades de negócios nessa cidade”, revela.

Sobre a adaptação ao mercado mineiro, Cazeiro explica que o fato da Atrio ser uma das maiores do mercado brasileiro – e a maior dentre aquelas com capital 100% nacional – tende a contribuir para superar as barreiras regionais presentes no País. “A Atrio passou uma fase de ser só uma operadora do Sul [do Brasil], mas já nos transformamos nacionalmente. Então, nessa bagagem, aprendemos a trabalhar com regionalismo”, relata.

No cenário nacional, a operadora espera superar a barreira dos 90 hotéis em operação no Brasil e, assim, chegar próximo dos 14 mil quartos sob a gestão da companhia nos próximos cinco anos.

Já para este ano, Cazeiro revela que a Atrio planeja atingir R$ 1 bilhão de faturamento, superando os R$ 780 milhões registrados em 2023. “Nós queremos manter o posto de maior operadora do Brasil com 100% de capital nacional”, conclui.

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