Negócios

Ibmec Belo Horizonte é credenciado pelo Ministério da Educação como centro universitário

Pró-reitor vê a transformação para centro universitário é um marco fundamental para o Ibmec BH
Ibmec Belo Horizonte é credenciado pelo Ministério da Educação como centro universitário
Com base no Decreto 9.235/2017, os centros universitários se caracterizam pela excelência do ensino disponibilizado | Crédito: Reprodução Site Ibmec BH

O Ibmec Belo Horizonte foi credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) como centro universitário. No Brasil, as instituições de ensino superior são credenciadas como faculdades, centros universitários e universidades. Cada um dos três níveis de organização acadêmica pressupõe atribuições, compromissos, graus de autonomia e prerrogativas diferentes.

O reitor do Ibmec BH, Márcio Salvato, afirma que “ser credenciado pelo MEC como centro universitário eleva o Ibmec BH a um novo patamar, destacando a qualidade do ensino”. “É o reconhecimento da nossa abrangência na oferta de cursos, da infraestrutura de ponta, do investimento em pesquisa e extensão, da qualificação do nosso corpo docente e da forte conexão com o mercado de trabalho. Esse é um posicionamento mais responsável, com o objetivo de transformar trajetórias de vida e preparar nossos alunos para o que quiserem ser”, destaca.

Se tornar um centro universitário vai além de um título, pois permite mais autonomia acadêmica e administrativa para a instituição. Com base no Decreto 9.235/2017, os centros universitários se caracterizam pela excelência do ensino disponibilizado, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar.

O centro universitário, assim como a universidade, dispõe e tem autonomia para criar novos cursos de graduação em vários campos do saber, ampliando a oferta de vagas. Como requisito, por exemplo, a instituição precisa ter, no mínimo, um terço do corpo docente com titulação de mestrado ou doutorado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para o pró-reitor acadêmico, Eduardo Coutinho, a transformação para centro universitário é um marco fundamental para o Ibmec BH. “Ela reconhece nossa excelência acadêmica, autonomia administrativa e o compromisso com a formação de qualidade. Como centro universitário, ampliamos nossa capacidade de inovar, diversificar cursos e atender de maneira mais eficaz às demandas do mercado e da sociedade. Essa conquista fortalece ainda mais nossa credibilidade, valoriza nossos diplomas e atrai estudantes e professores qualificados, consolidando nossa posição no cenário regional e nacional”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas