Projeto Impulso Rio Doce promete capacitar negócios em MG e no ES

As inscrições para o segundo ciclo do projeto Impulso Rio Doce estão abertas para Microempreendedores Individuais (Mei) e representantes de micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços, de base tradicional, social, coletiva, localizados nas regiões de Minas Gerais e do Espírito Santo, prejudicadas pelo rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, ocorrido em 2015.
O novo ciclo terá duração de um ano e terá início em agosto, prometendo capacitar até 240 negócios, ao longo de quatro meses. A primeira fase será dedicada à consultoria para definir estratégias de transformação digital sob medida para cada empresa. Já na segunda etapa, de duração de três meses, 120 destes empreendimentos serão selecionados para receber aportes financeiros de até R$ 10 mil.
Os aportes serão usados para a instalação de ferramentas digitais, sistemas de gestão, programas de marketing digital e plataformas de e-commerce. Em ambas as fases, as empresas ainda vão receber atendimento individualizado e presencial, com o objetivo de ampliar resultados a partir da implementação das ferramentas tecnológicas. O programa também inclui capacitações e treinamentos coletivos.
A coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova, Ana Lage, diz que o projeto leva em consideração a importância da tecnologia no sucesso das empresas. “Ao fornecer aos empreendedores as ferramentas e recursos necessários para se adaptarem ao mundo digital, o projeto abre um leque de oportunidades para o crescimento e a prosperidade dos negócios locais, buscando maior competitividade, lucratividade, expansão para novos mercados e geração de impactos positivos no território”, pontuou.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Vale dizer que o segundo ciclo do Impulso Rio Doce está sendo desenvolvido em parceria com a empresa de consultoria e inovação Neo Ventures. E os interessados têm até 28 de junho para formalizar a participação no site oficial.
Sobre o Impulso Rio Doce
O projeto Impulso Rio Doce foi lançado em 2021, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), focado em alavancar o crescimento de empresas já estabelecidas e estimular o surgimento de novas ideias empreendedoras. A primeira edição, com duração de seis meses, foi concluída em maio de 2022, tendo como resultado 780 negócios habilitados e acelerados em 40 cidades da bacia do Rio Doce.
Ouça a rádio de Minas