Inatel publica pesquisa sobre antena para internet

10 de novembro de 2020 às 0h11

img
Crédito: Divulgação

A pesquisa de mestrado do engenheiro graduado no Inatel, Evandro Vilas Boas, orientada pelo Prof. Dr. Arismar Cerqueira, despertou o interesse de um dos grandes nomes mundiais do estudo em antenas, o Professor Raj Mittra, da Universidade do Estado da Flórida, EUA.

A parceria internacional resultou na publicação de um artigo científico em uma das mais influentes revistas acadêmicas do segmento com repercussão global, o IEEE Antennas and Wireless Propagation Letters. A publicação apresentou o arranjo de antena em guia de onda fendido, que oferece aumento na velocidade de internet para o usuário final.

O relacionamento com o renomado pesquisador começou durante o Momag 2018, evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag), que foi sediado pelo Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. O importante congresso envolveu pesquisadores e palestrantes de diversas partes do mundo, inclusive o Professor Mittra, e desde então, as pesquisas avançaram em conjunto.

“Nesse artigo científico, em parceria com o Prof. Mittra, reportamos o desenvolvimento de uma nova antena a ser utilizada nas centrais telefônicas das operadoras, que tem altíssimo ganho e uma capacidade compatível com a demanda de 5G. Essa antena opera em uma faixa de frequência muito alta, chamada ondas milimétricas, e vai permitir comunicações da ordem de Gb/s para o usuário” ressalta o Prof. Dr. Arismar Cerqueira, orientador da pesquisa de mestrado.

O ex-aluno de Engenharia de Telecomunicações e do Mestrado, Evandro Vilas Boas, diz que a estrutura da antena foi fabricada em Santa Rita do Sapucaí e medida nas dependências do Inatel, utilizando os equipamentos disponíveis no Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access). O arranjo, projetado para operar em ondas milimétricas, obteve ganho medido de 27,7 dBi em 26,5 GHz, típico de uma antena parabólica, conseguido devido a estrutura compacta e leve utilizada no projeto.

O pesquisador do Inatel acrescenta ainda que a experiência foi única para sua carreira. “Tive a oportunidade de me relacionar com um profissional altamente gabaritado da área de eletromagnetismo e contar com sua visão e aprovação sobre o meu trabalho de mestrado, o que assegurou que realmente era um trabalho de relevância. Essa é uma das vantagens que o mestrado e agora também o doutorado do Inatel nos oferecem, a capacidade de construir essas conexões, com grupos de pesquisa e pesquisadores internacionais, o que soma muito para a carreira do aluno, assim como aconteceu comigo” enfatiza o engenheiro.

O Laboratório Woca desenvolve pesquisas em 5G desde 2013, e já iniciou as pesquisas para a sexta geração de comunicações móveis, o 6G. De 2013 a 2020, foram desenvolvidas diversas antenas e arranjos de antenas para o 5G, com o objetivo de aumentar a velocidade do usuário, ou seja, melhorar a eficiência da internet. Além disso, no Laboratório Woca também realizam-se pesquisas em comunicações ópticas com a conhecida fibra óptica.

“Desde alunos de graduação, de Engenharia de Telecomunicações, até mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, têm a oportunidade de fazer pesquisas em alto nível em 5G e 6G e, ainda, de estar em contato com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Professor Raj Mittra, que é considerado um dos Papas das antenas no mundo” lembra o Coordenador do Laboratório Woca, Prof. Arismar Cerqueira. O professor norte-americano já formou mais de 100 PhDs na área de antenas, publicou mais de mil papers e dezenas de livros.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail