Viagens no trem de passageiros da Vale estão suspensas após incêndio na ferrovia em Minas Gerais

O trem de passageiros da Vale, que faz o trajeto entre Belo Horizonte e Vitória (ES), está paralisado. As viagens foram suspensas nesta quinta-feira (26) por causa de um incêndio que começou nessa quarta (25) na ferrovia administrada pela mineradora.
O trecho acometido pelo fogo fica em Antônio Dias, na região do Rio Doce, em Minas Gerais, a sexta estação de embarque e desembarque no trajeto de passageiros a partir da capital mineira.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, as chamas tomaram um trem de carga que levava troncos de madeira de eucalipto. Rapidamente o fogo se alastrou e tomou pelo menos 30 dos 96 vagões da composição férrea.
A empresa precisou desligar o cabeamento energizado da linha férrea para os trabalhos de combate ao fogo, que só iniciaram após este processo. Houve dificuldades, ainda, por causa do local onde os vagões estavam: uma área de declive. “Caso os freios apresentassem mal funcionamento em decorrência do calor, o trem poderia descer desgovernado”, informou a corporação.
O fogo foi apagado com o uso de 10 caminhões-pipa e o apoio de 50 brigadistas da empresa, além do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
* Segundo a Vale informou nesta sexta-feira (27), as viagens no trem de passageiros Minas – Espírito Santo serão retomadas neste sábado (28). As causas do incêndio ainda estão apuradas. A mineradora também informou que não espera que a programação de sua produção seja impactada pelo incidente.
Viagens podem ser remarcadas ou reembolsadas
Os passageiros que tiverem viagens marcadas no trem de passageiros podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias.
Mais informações podem ser solicitadas por meio do Alô Vale 0800 285 7000.
Mais informações sobre o trem de passageiros
O trem de passageiros da Vale, que faz o trajeto de BH a Vitória diariamente, transporta cerca de 740 mil pessoas por ano.
Ele passa por 30 estações de embarque e desembarque e atravessa 42 cidades, a começar por Barão de Cocais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), até chegar ao município capixaba de Cariacica, na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), ponto final da viagem.
A viagem de trem que liga Minas Gerais ao Espírito Santo dura cerca de 13,5 horas, em um trajeto de 664 km. As passagens (valor integral) custam de R$ 73 a R$ 105.
* A matéria foi atualizada nesta sexta-feira (27/9), às 14h40, para informar sobre a retomada das operações do trem de passageiros.
Ouça a rádio de Minas