Indicadores assistenciais são destaque na Hapvida NotreDame Intermédica

Segmentos como emergência hospitalar, paciente internado, obstetrícia e neonatologia têm feito da Hapvida NotreDame Intermédica uma operadora de saúde referência em indicadores assistenciais no Brasil.
O desempenho é baseado em dados de um estudo realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP).
Entre os sete aspectos selecionados e analisados no mês de julho, a operadora de saúde alcançou resultados positivos acima da média nacional.
Para o CEO da Hapvida NotreDame Intermédica, Jorge Pinheiro, o investimento em tecnologia e inovação é essencial para entregar produtos acessíveis e de qualidade superior.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“O ótimo desempenho de nossos indicadores assistenciais traz assertividade para o modelo de negócio verticalizado e integrado, além de dar agilidade e aumentar a eficiência de nossos serviços”, afirma o executivo.
O grupo conta ainda com parâmetros exclusivos no mercado para mensurar e melhorar a qualidade e eficiência no atendimento aos mais de 16 milhões de beneficiários.
O vice-presidente de operações e rede própria da Hapvida NotreDame Intermédica, Anderson Nascimento, explica que esses indicadores exclusivos são reflexo do modelo de negócio diferenciado.
“Ao praticar a nossa filosofia de priorizar a qualidade assistencial em nossa rede própria e de aliar a tecnologia ao cuidado, não só entregamos resultados superiores à média nacional, como ainda criamos indicadores inéditos no setor”, relata.
Indicadores
Entre as estratégias de prevenção bem-sucedidas, estão os indicadores de paciente internado da Hapvida NotreDame Intermédica.
De acordo com o levantamento da ANAHP, no mês de julho, houve apenas 1,1% de incidência de readmissões precoces em UTIs, quando o paciente volta a ser internado em menos de 48h de alta.
Outra taxa de destaque da operadora de saúde é a média de infecção em cirurgias limpas, aquelas que não adentram as cavidades digestória, respiratória ou urinária. Os dados mostram 0,21% de incidência em junho na empresa, enquanto a média da ANAHP aponta para uma média de infecção em 0,40% dos casos de 2022.
Em relação à agilidade no atendimento emergencial, o tempo de espera na entrega de exames é de até 2 horas em 95,6% dos casos. Já nos exames de imagem, a taxa de agilidade da entrega é de 96,5%.
Quando o assunto é eletrocardiograma, o tempo é ainda mais reduzido: 99,7% são laudados em até 15 minutos, graças a uma combinação entre Inteligência Artificial (IA) e uma criteriosa avaliação da equipe de cardiologistas dos laudos emitidos, cujos exames apresentaram alterações.
Desde a implantação do projeto, em 2021, não houve óbitos registrados relacionados à falha na interpretação do eletrocardiograma.
Cuidados com as gestantes
Preocupada em oferecer um melhor experiência para as gestantes a empresa oferece uma assistência diferenciada no monitoramento dessas pacientes.
A partir da parceria com o Senai Ceará, foi desenvolvido o Detector de Frequência Cardíaca Fetal Anteparto, aparelho que permite monitoramento do feto por mais tempo e com uma assistência continuada. Isso é feito a partir de uma tecnologia que garante a eficácia nos acompanhamentos de todas as gestantes com mais de 32 semanas de gestação.
Outro indicador relevante de obstetrícia e neonatologia é o incentivo ao parto adequado. Pensando nisso, a Hapvida NotreDame Intermédica criou o programa de assistência pré-natal da medicina preventiva, o Gestar Bem.
Com ele, as gestantes têm acompanhamento até o pós-parto, e possuem assistência para decidir qual via de parto será a mais adequada. No programa, a taxa de partos vaginais realizados foi de 38%, no mês de setembro de 2023, frente à média de 24,28% registrada pela ANAHP.
Rede integrada
A Hapvida NotreDame Intermédica está presente nas cinco regiões do Brasil com uma rede própria. No total, são 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.
A empresa atua com o modelo verticalizado e integrado, o que proporciona uma experiência completa de atendimento aos clientes a partir de um sistema totalmente integrado.
Assim, a operadora de saúde simplifica retornos, consegue mitigar falhas e possibilita o acesso ao histórico do paciente em todas as unidades de atendimento.
Ao todo, a companhia tem 15 certificados da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e sete QMentum, aplicados pela Quality Global Alliance (QGA).
Ouça a rádio de Minas