Inovação é palavra de ordem na Skema

19 de junho de 2021 às 0h16

img
Foto: Fabio Alves / Agencia i7

A inovação rompeu padrões do mundo business clássico e a formação dos futuros líderes já contemplava metodologias disruptivas nas escolas de negócios que primam pela excelência. A pandemia da Covid-19 veio para acelerar e ampliar a necessidade de ajustes.

Da estrutura à grade curricular, está posta a necessidade de inovar ainda mais. Afinal, o mercado não é mais o mesmo. E a educação dos futuros empresários também só seguirá com qualidade se a atualização for permanente. Modelos híbridos de ensino, atenção personalizada às habilidades dos alunos e todo aparato técnico à serviço de um corpo docente experiente corroboram para atender às demandas do mercado.

Na faculdade Skema Business School, por exemplo, programas híbridos, inteligência aumentada e currículos que permitem formação prática, ética e multicultural já são realidade.

O trabalho de desenvolvimento de habilidades do núcleo de carreiras, como o Go to Market, faz parte da preocupação da Skema com network entre a faculdade, empresas e alunos mesmo em cenário de crise. Os olhares dos professores ficaram ainda mais cuidadosos em relação às demandas de mercado e as competências dos alunos. O acolhimento psicológico já oferecido a alunos brasileiros e estrangeiros começou a atuar ativamente e em conjunto com a coordenação do curso para antecipar suporte emocional aos estudantes.

“Temos um departamento que dá suporte aos alunos e acompanha a vida acadêmica de cada jovem. Com a pandemia, passamos também a estimular as sessões junto ao Núcleo de Carreira, monitorar mais de perto o rendimento nas disciplinas e a presença dos alunos e ainda passamos a oferecer aulas de relaxamento, meditação e outras modalidades físicas possíveis remotamente. Com a atuação rápida, multidisciplinar e individualizada do setor de psicologia, da coordenação do curso e até mesmo com o envolvimento pessoal da reitora, conseguimos acompanhar os alunos e sua adaptação às mudanças”, comenta a coordenadora do Student Office da Skema, Laura Gonçalves.

Fernanda Rodrigues já cursava Direito quando decidiu mudar sua vida. Hoje ela é fundadora de startups e criadora de um movimento de desenvolvimento de liderança para mulheres. Para ela, a dupla graduação, a possibilidade de viver em outros países e a chance de inovar desde o começo dos estudos são fundamentais e a ajudaram a conquistar trabalhos e desenvolver habilidades. Agora, aos 30 anos, ela faz o curso de Administração com ênfase em Negócios Globais – BBA in Management e se sente segura mesmo com o cenário instável.

“As escolas de negócios tradicionais e mesmo outras universidades brasileiras não tinham o que eu estava buscando: professores que enxergassem meu potencial e um ambiente que me instrumentasse como liderança feminina mesmo dentro de um mercado tão masculino. Eu venho de Senador Cortes, cidade pequena do interior, mas sempre me senti do mundo. E a Skema me ajuda a potencializar isso e está presente nestas importantes transformações em minha vida. Já sou profissional capacitada antes de me formar e estou me preparando para assumir lideranças pois sei que vou seguir crescendo, entende?”

Uma das propostas da Skema é que os estudantes sejam os autores de suas mudanças para que eles se encaixem no ambiente em que estudam, e para guiá-los em seus passos na carreira e na sua jornada pessoal. “Temos uma matriz curricular arrojada, Skema Júnior, laboratório de Pesquisa e Inovação, possibilidade de mobilidade e duplo diploma, além do acompanhamento do Núcleo de Carreira com programas de ingresso no mercado de trabalho, fazem com que os alunos da Skema já saiam na frente. Isso sem falar no multiculturalismo trabalhado por meio da interconexão dos campi ao redor do mundo. Nossos docentes são extremamente qualificados e estamos em permanente atualização no mundo business. Mas nada disso faz sentido se não estivermos formando cidadão éticos, proativos, resilientes, adaptáveis às mudanças, capacitados à resolução de problemas, conectados e com mente aberta para o novo. Por isso, conseguimos atuar mais rapidamente e impactar menos nossos alunos quando a Covid-19 mudou não apenas o mercado, mas também o ensino no mundo”, afirma a professora e coordenadora do curso de Administração da Skema, Karen Haas Dornas.

Sabrina Rigamonte sabe bem da importância de todo este suporte. Por causa o incentivo de professores, ela criou uma solução para o trabalho da mãe, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Por meio de uma planilha que extrai dados de operações realizadas dentro de PJE, software da justiça digital e gera análise de produtividade dos servidores considerando alguns indicadores-chave.

A ideia foi implantada em uma secretaria do TJ e pode ser replicável a qualquer outra e a estudante publicou o artigo acadêmico EnaJus, Encontro Nacional de Administração e Justiça. Sabrina Rigamonte conseguiu um posto de trabalho no Hermes Pardini e atua no departamento de Data&Analytics, auxiliando no desenvolvimento de projetos voltados para a análise de dados. A jovem está animada com as possibilidades do mercado que, segundo ela, “tem potência ainda maior de inovação em cenário de crise dentro do Brasil”.

A Faculdade Skema Business School é uma faculdade francesa, presente em 7 locais: 1 campus no Brasil (Belo Horizonte), 1 na China (Suzhou), 1 nos Estados Unidos (Raleigh), 1 na África do Sul (Cidade do Cabo – Stellenbosch) e 3 campi na França (Lille, Sophia Antipolis, Paris). Atualmente, são cerca de 9.000 estudantes de 120 nacionalidades e 48.000 graduados em 145 países.

A instituição é uma escola global que, através de suas pesquisas, seus +70 programas de ensino, sua estrutura internacional de múltiplos locais treina e educa os talentos que as empresas do século XXI necessitam. Em setembro de 2019, a escola anunciou a criação em Montreal de seu laboratório de pesquisa de inteligência artificial e de seu novo centro de P&D. A Skema é multi-acreditada – Equis, AACSB e EFMD Accredited Emba. Seus programas são reconhecidos no Brasil (certificação), nos Estados Unidos (licenciamento), na China assim como na França (selo Visa, Master Degree, RNCP, CGE).

Para a reitora da faculdade no Brasil, Geneviève Poulingue, os excelentes números e certificações são apenas parte do legado construído pela Skema Business School. “A excelência na capacitação de líderes de porte internacional reside é nosso valor pois nossa contribuição para o mundo é a formação de pensadores audazes e capazes de fazer negócios para promover uma vida melhor por meio da inovação, da tecnologia, da ética e do compromisso com o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Em breve inauguraremos nosso Campus Belo, na capital mineira, que é uma síntese da proposta da faculdade no mundo”, reforça.

O programa de graduação em Administração com ênfase em Negócios Globais (BBA in Global Management) tem duração de quatro anos e as aulas acontecem por, no mínimo dois anos em Belo Horizonte. Depois o aluno tem a possibilidade de estudar um ou dois anos no exterior em um campus da Skema, o que permite a ele obter a dupla diplomação. O curso é reconhecido pelo MEC, Ministério da Educação na França e pelo estado da Carolina do Norte nos Estados Unidos. Além disso, o aluno pode contar com:

Skema JR – Empresa Júnior
Skema LAB – Laboratório de inovação
SkemaA Ventures – Núcleo de startups
Hope – Organização dos alunos por iniciativas sociais locais na cidades-sede.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail