Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades desenvolve projeto para cidade de Santa Catarina

Fundado em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, e com atuação em todo o País, o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) promoveu no último dia 26, um roadshow para apresentar o projeto de concessão dos serviços públicos de esgotamento sanitário de Brusque (SC).
O evento, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, contou com a presença da diretoria do IPGC, do prefeito de Brusque, André Vechi, e do secretário municipal de parcerias, concessões e convênios, José Henrique Nascimento, além de diversos investidores.
Uma parceria público-privada (PPP) pretende transformar o sistema de esgoto em Brusque, cidade a 100 quilômetros de Florianópolis (SC). Atualmente, a cidade sulista opera com uma rede de saneamento com limitações e não possui sistema de esgotamento sanitário.
De acordo com dados do IPGC, a rede de esgoto da cidade, construída em 1996, cobre somente 50 quilômetros de rede construída e entre 15 quilômetros e 20 quilômetros de redes em loteamentos, sem integração total ao sistema público.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".

Conforme o instituto, a realidade é um desafio para o município de Brusque, que busca atingir as metas estabelecidas pelo novo marco do saneamento básico, principalmente a universalização do tratamento de esgoto.
O projeto do IPGC, apresentado por meio de uma parceria público-privada (PPP), prevê um aporte de R$724,6 milhões no município. Ele contempla a ampliação da rede de esgoto, a construção de uma estação de tratamento, o monitoramento da qualidade dos serviços prestados, entre outros.
“A expectativa é de que até 2027, Brusque atinja 100% de tratamento do esgoto coletado e 90% de atendimento com coleta de esgoto até 2033. O impacto dessas ações na vida da população será essencial para a melhoria da qualidade de vida, além de contribuir com a preservação dos recursos hídricos afetados pela falta de saneamento”, ressalta o diretor de parcerias e concessões do IPGC, Rafael Tinelli.
Ouça a rádio de Minas