Negócios

Instituto Marina e Flávio Guimarães vai ampliar impacto positivo do Grupo Bmg

A iniciativa vai funcionar ainda como um espaço dedicado à preservação e divulgação da história dos fundadores do grupo e do mercado financeiro nacional
Instituto Marina e Flávio Guimarães vai ampliar impacto positivo do Grupo Bmg
Espaço fomenta e desenvolve ações sociais, esportivas e educacionais que visam transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social | Crédito: Divulgação/Grupo Bmg

Com o propósito de transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente, crianças e adolescentes, o Instituto Marina e Flávio Guimarães vai fomentar e desenvolver ações sociais, esportivas e educacionais.

A inauguração tem ainda o objetivo de equilibrar filantropia e ações transformadoras, amplificando o impacto positivo do Grupo Bmg na comunidade. 

Centralizador dos investimentos sociais do Bmg, a iniciativa funciona ainda como um espaço dedicado à preservação e divulgação da história dos fundadores do grupo e do mercado financeiro nacional. 

Localizada em Belo Horizonte, a sede vai abrigar eventos, exposições, espaço para pesquisas, entre outras atividades.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A superintendente de ESG, cultura e comunicação interna do Banco Bmg e diretora do Instituto, Rosana Aguiar, comenta o potencial de geração de impacto positivo da iniciativa.

“O Instituto Marina e Flavio Guimarães nasceu com o propósito maior de multiplicar oportunidades para que as pessoas tenham uma vida digna e possam desenvolver e expressar todo o seu potencial. Queremos transformar a sociedade e, assim, impulsionar a construção de um futuro melhor, mais justo, igualitário e cheio de possibilidades”, explica.

Crédito: Divulgação/Grupo Bmg

Uma das principais Iniciativas da agenda ESG do Bmg, o Instituto já possui 19 projetos sociais que serão incentivados ao longo de 2023 e 2024. 

Entre eles, programas socioculturais em parceria, por exemplo, com o Museu do Futebol, a ONG Gerando Falcões e a Orquestra Jovem das Gerais.

Entre os projetos esportivos e sociais apoiados pelo Instituto estão o “Coimbra esporte e cidadania”, “Futebol que transforma”, “Em busca de uma estrela”, “Fundo da Infância e adolescência” e “Fundo do Idoso”.

Além disso, estão previstos o lançamento de programas próprios como o “Empreendedorismo e Empregabilidade”, a “Escolinha estado da arte”, o “Ler e Aprender com o Bemi”, dentre outros.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Marina e Flavio Guimarães, Flavio Guimarães, a criação do Instituto é um sonho antigo da família Guimarães, finalmente concretizado.

“É a continuação de um movimento muito presente na trajetória dos meus pais, que sempre, com humildade e discrição, dedicaram muito da sua vida na realização de incontáveis ações de solidariedade. Esse é seu legado mais importante e, com o Instituto, vamos amplificar essas ações e contribuir ainda mais para a transformação da nossa sociedade”, afirma.

Mais sobre o Instituto Marina e Flávio Guimarães

O nome do Instituto é uma homenagem a Flávio Guimarães, antigo acionista majoritário do Bmg e falecido recentemente, e sua esposa Marina, que ao longo dos anos realizaram incontáveis ações sociais que transformaram a vida de muitos brasileiros. 

Dentre elas estão a construção e o suporte de hospitais, creches, escolas e asilos, sempre voltadas para assistência às populações mais carentes. 

Criado e mantido pelo Grupo Bmg, o Instituto Marina e Flávio Guimarães foi inaugurado com o propósito de multiplicar oportunidades para que as pessoas tenham uma vida mais digna e possam desenvolver e expressar todo o seu potencial.

Localizado na sede do Bmg, em Belo Horizonte, o Instituto abrigará eventos, exposições, espaço para pesquisas, entre outras atividades.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas