Dono do banco BMG, Flávio Pentagna morre aos 94 anos

Atualmente, empresário exercia o posto de presidente do Conselho de Administração e também era o maior acionista da instituição financeira

19 de janeiro de 2023 às 17h28

img
Banqueiro faleceu nesta quinta-feira, em BH | Crédito: Associação Brasileira de Bancos (ABBC)

O banco BMG comunicou, na tarde desta quinta-feira, a morte do seu dono, Flávio Pentagna Guimarães. O banqueiro morreu em Belo Horizonte, aos 94 anos. Atualmente, Guimarães exercia o posto de presidente do Conselho de Administração e também era o maior acionista da instituição financeira. O Banco de Minas Gerais, que depois veio a se tornar BMG, foi fundado em 1932 por seu pai, Antônio Mourão Guimarães.

Apesar de não ter sido informada ainda a causa da morte, o falecimento foi divulgado primeiramente pelo Coimbra Sports, clube da cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, do qual o banco é mantenedor.

No Instagram, o clube publicou os seguintes dizeres: “Dr. Flávio Guimarães era pai do nosso diretor Ricardo Guimarães e dá nome ao Centro de Treinamento do Grande Time de Contagem. A diretoria, colaboradores e atletas do Coimbra se solidarizam com os familiares e amigos do Dr. Flávio. O Clube decreta luto oficial de três dias”.

Veja a publicação:

Durante a sua jornada como empresário no mercado financeiro, Flávio Guimarães teve o desafio de popularizar soluções financeiras no País. O seu objetivo era que o BMG se tornasse um dos seis maiores bancos brasileiros. Para entrar nessa briga, apostou na criação de soluções simplificadas e inovadoras que gerassem valor para a população por meio de empréstimos e outras modalidades de crédito.

Ao longo dessa corrida, o empresário fez com que o banco se popularizasse como desejava, tornando o BMG o pioneiro na oferta de crédito consignado, que democratizou o acesso a crédito com juros mais baixos em Minas Gerais, se expandindo depois pelo País.

Comunicado oficial do banco BMG

“Com pesar, comunicamos o falecimento do empresário Flávio Pentagna Guimarães, acionista e ex-presidente do Grupo BMG. Ele faleceu nesta quinta-feira (19/1/23), aos 94 anos, em Belo Horizonte. Dr. Flávio, como era conhecido, foi um visionário e um grande empreendedor. Ao longo da vida, desenvolveu frentes de negócios em diferentes segmentos da economia. O Grupo BMG é hoje um conglomerado de empresas que atuam, além do mercado financeiro, nos segmentos de inovação, tecnologia, agronegócios, logística, imobiliário, entre outros. Ele também foi responsável por tornar o Banco Bmg a primeira instituição financeira a ofertar crédito consignado no país. Ele deixa cinco filhos: Antônio, João, Regina, Angela e Ricardo, além de 12 netos e 12 bisnetos. A esposa, Marina Ferreira Pentagna Guimarães, faleceu em 10/09/1994”, diz a nota enviada pela instituição.

O sepultamento de Flávio Pentagna será realizado nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, em local não informado pela família.

*Reportagem atualizada às 18h20.

Tags: ,
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail