Instituto MRV inaugura atividades do Instituto iungo

8 de abril de 2020 às 17h18

img
Crédito: Reprodução

Com objetivo de promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil, o Instituto MRV idealizou e é o mantenedor do Instituto iungo. A iniciativa nasceu para conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação para formar e fortalecer redes de práticas de ensino, produção de materiais e troca de experiências.

Para a sua viabilização inicial contou com um investimento de R$3,6 milhões.  São parceiros do iungo o NAP/USP (Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais.

“Cada educador traz consigo um mundo de conhecimentos e de experiências, e esse universo se amplia na interação com os colegas ao compartilhar práticas e ao aprofundar sua formação”, diz Maria Fernanda Menin Maia, presidente do Instituto iungo, que explica que “A palavra iungo significa conexão, que é exatamente o que somos – uma rede de educadores conectados uns aos outros, que busca aprender e produzir conhecimento de modo colaborativo”.

O trabalho do Instituto iungo se organiza em três eixos interdependentes: realizar trilhas de formação continuada de educadores, empreender pesquisas sobre temas relevantes para a ação docente em parceria com universidades de referência e produzir materiais pedagógicos para apoiar o trabalho de educadores e estudantes.

“Essas estratégias, simultâneas e complementares, favorecem os educadores a identificar e resolver problemas, aprimorar suas práticas, criar diferentes modos de ensinar, promover o desenvolvimento integral dos estudantes”, diz o diretor de educação do Instituto iungo, Paulo Andrade.

O projeto vai ao encontro dos ideais do Instituto MRV, que tem o objetivo de promover a transformação social por meio de projetos que estimulam o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

“Estamos extremamente felizes com essa parceria que tem tudo para ser um grande passo em prol da educação no Brasil. “Acreditamos que os educadores são essenciais para a construção de uma educação de qualidade no nosso país”, comenta o diretor do Instituto MRV, Raphael Lafeta.

Os programas do Instituto iungo são realizados em parceria com secretarias de educação, escolas e educadores de todo o país. Saiba mais em: https://iungo.org.br/

Tags: ,
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail