Instituto Visão Solidária planeja lançamento de franquias em Minas Gerais

A previsão da rede é abrir pelo menos três unidades no Estado no decorrer do primeiro semestre

25 de janeiro de 2024 às 14h57

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O IVS já conta com 48 lojas espalhadas pelo Brasil | Crédito Site Instituto Visão Solidária / Reprodução

A rede de franquias de ótica Instituto Visão Solidária (IVS), do Mato Grosso, planeja expandir os negócios para Minas Gerais e demais estados do Sudeste em 2024. A empresa planeja lançar pelo menos seis operações para venda de óculos na região na primeira metade do ano, sendo três em Minas Gerais.

De acordo com a diretora de expansão do IVS, Isabella Marcon Guerim, o projeto de expansão ainda está em fase prospecção e divulgação. Porém, ela adianta que dentre as áreas que estão no radar da empresa, está o Triângulo Mineiro e que municípios como Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem e Betim estão entre os que atendem os objetivos da rede no Estado.

Hoje, o IVS já conta com 48 lojas espalhadas pelo País, dentre elas, quatro unidades no Sudeste. São três em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. E, conforme o diretor-executivo do Instituto Visão Solidária, Tony Cozendey, a expectativa é abrir mais 30 lojas na região ainda em 2024. Fatores como o PIB local, volume populacional e também o aglomerado urbano são levados em consideração para a escolha das localidades.

Já a diretora de expansão da franquia explica que embora o projeto de expansão tenha como foco as capitais e cidades com população acima de 10 mil habitantes, o instituto é capaz de se adequar a municípios menores. Porém, ela ressalta que cidades com mais de 100 mil habitantes oferecem potencial maior de faturamento, além de proporcionar mais visibilidade para a marca.

Ela revela que um dos fatores que motivaram o Instituto Visão Solidária a ampliar sua atuação para Minas Gerais é o tamanho da população, a segunda maior do Brasil. “A gente sabe que a população do público C é a maior fatia nas cidades mineiras e no Brasil. Por isso, esse também é um grande motivador para levar a marca para o Estado. Minas é muito populosa e tem muitas pessoas com esse perfil. Hoje, 30% da população brasileira demanda uso de óculos e não é diferente em Minas Gerais e na região sudeste”, avalia.

A diretora ainda reforça que um dos objetivos da marca é democratizar o uso dos óculos pelo País. “O maior desejo da marca é apresentar às pessoas a ideia de que é possível ter óculos de qualidade com acessibilidade de preço”, declara.

Isabella Marcon também pontua que o Instituto Visão Solidária possui uma definição muito específica em relação ao público alvo, ou seja, pessoas das classes C e D. Isso explica o fato das unidades estarem localizadas em áreas com maior fluxo de pessoas, próximos a hospitais e clínicas.

Franquias IVS

O investimento inicial para abrir uma franquia do Instituto Visão Solidária é de R$ 190 mil – incluindo taxa de franquia, gastos com instalação e equipamentos e capital de giro. De acordo com a diretora de expansão da rede, esse valor é referente a uma unidade com tamanho médio de 30 a 50m². O franqueado também deve pagar 5,5% de royaltes mensal, sem taxa de publicidade e propaganda.

Quanto ao faturamento, a média da empresa está entre R$ 60 mil a R$ 150 mil por mês, conforme o desempenho do franqueado. No caso do lucro líquido mensal, a estimativa gira em torno de 20% a 30% sobre o faturamento.

Já o período de retorno de investimento está entre 13 e 18 meses, no entanto, Isabella Marcon ressalta que em 2023, metade dos franqueados conseguiu esse retorno em menos de um ano de operação.

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