Invest Minas negocia investimento bilionário da Carmeuse em Minas Gerais

A Agência de Promoção de Investimento de Minas Gerais (Invest Minas) está em negociação com a belga Carmeuse, empresa global que se destaca na produção de produtos de cal e calcário, para investimento bilionário em Minas Gerais. A expectativa é de que os aportes envolvam a construção de fábrica, expansão das unidades já presentes no Estado e também investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). O acordo deve ser fechado em junho.
De acordo com o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Leandro de Andrade, na última quarta-feira, houve um encontro, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, entre os representantes da Invest Minas e os executivos da Carmeuse.
O objetivo foi avançar nas discussões sobre investimentos em várias cidades do Estado. O encontro é um desdobramento das tratativas iniciadas durante a Missão Europa, realizada na sede da Carmeuse em Bruxelas, no mês de abril. Conforme Andrade, no encontro, foram discutidas as oportunidades de mercado e os benefícios que o Estado de Minas Gerais oferece para as operações da Carmeuse.

“Essa é uma agenda que demos início na Europa, durante a missão. Ainda não temos condições de anunciar o aporte e os municípios porque a negociação ainda está em andamento. Mas é um investimento bilionário. Então, é uma negociação importante para o Estado não só por se tratar de uma empresa global, mas, sobretudo, porque ela trará no pacote de investimentos projetos não só de fábricas e produção, mas também de pesquisa e desenvolvimento”.
Negociações
Ainda conforme o representante da Invest Minas, a negociação terá novos passos em breve. Em junho, está previsto mais um encontro, onde a expectativa é fechar o acordo.
A reunião contou com a presença de importantes executivos da Carmeuse, incluindo o CEO Brasil, Carlos Avelar, o CEO Global, Sebastién Dossogne, e o CEO Americas, Jack Fahler. Andrade explica que a agenda dos executivos contou, além da reunião com a Invest Minas, com visitas e conversas com clientes da empresa em Minas Gerais.
“Foram três dias de agenda em Minas Gerais, visitando os clientes da Carmeuse. No próximo mês, a gente terá uma nova rodada de conversa para chegar à conclusão da negociação”.
Investimento é importante para Minas Gerais
Conforme Andrade, a Carmeuse já conta com fábricas em Minas Gerais, instaladas em Formiga e Arcos (Centro-Oeste). O projeto prevê a expansão dos investimentos nelas e também em plantas em novos municípios.
“Para concretizar a negociação, a Invest Minas apresentou a proposta de valor do Estado, os projetos que Minas tem para a evolução do agronegócio, dados de mercado, de infraestrutura e os resultados da balança comercial, que tem no agronegócio uma grande importância. Os produtos da empresa, cal e calcário, são muito transversais, são aplicados em várias indústrias como a do agro, de cosméticos e higiene”, disse.
Com o objetivo de fechar o acordo, todos os setores do governo de Minas estão envolvidos na negociação. Há ações para desburocratizar processos, relacionamento junto aos municípios visados, questões tributárias e conexões de mercados.
Ouça a rádio de Minas