Jorge Gerdau lança livro com reflexões pessoais e profissionais

Um dos mais importantes nomes da indústria do aço, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, lançou “A Busca: os aprendizados de uma jornada de inquietações e realizações”. Após três anos de trabalho, o livro, que é o primeiro do empresário, aborda a trajetória pessoal e profissional de Jorge Gerdau.
Através da obra, cujo lançamento em Belo Horizonte aconteceu no dia 12 de dezembro, Jorge Gerdau proporciona uma imersão em seu universo pessoal e profissional. Publicado pela Citadel Grupo Editorial, o livro resgata os valores que nortearam a trajetória do empresário, que ao lado dos irmãos, consolidou a Gerdau como uma das maiores produtoras de aço do mundo.
“Este é o meu primeiro livro. Eu queria achar uma motivação que me mobilizasse. Então, dada a experiência por parte da Gerdau e eu, pessoalmente, na abrangência de projetos sociais que a Gerdau tem, resolvi escrever o livro relatando um pouco os conceitos de responsabilidade social nas diversas áreas na cultura, na educação, no esporte, na gestão pública e privada. No livro, conto sobre a experiência dentro de uma visão de consciência da responsabilidade social abrangente”.
Além do papel fundamental desenvolvido frente à siderúrgica, Jorge Gerdau é fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da ONG Todos pela Educação. Assim, o empresário é também pelo engajamento social e pela visão sobre a responsabilidade dos grandes líderes na construção de uma sociedade melhor.
No livro, Jorge Gerdau apresenta uma série de lições que refletem a constante busca por excelência. Ele também elencou 23 palavras que norteiam a essência e a prática empresarial. São abordados temas como a importância da transparência, o valor da cooperação e o poder transformador de um propósito bem definido. Cada capítulo revela a filosofia do autor sobre o que ele considera essencial para o progresso individual e coletivo.

“Eu não estava satisfeito de ‘vender’ totalmente a imagem da minha filosofia de vida, então, encerrei o livro com 23 palavras indicativas comportamentais, sendo duas palavras-chaves: a primeira é o respeito e a última é a palavra amor. No livro, trato do respeito – vindo da filosofia de educacional que recebemos meu pai – que deve ser igual junto a todos os colaboradores da empresa. Outra palavra-chave é o amor. Se a gente não fizer as coisas com amor, não fazemos o nosso máximo”.
Para Gerdau, a obra é indicada para todas as pessoas interessadas em desenvolver uma visão de impacto e um legado duradouro. O livro “A Busca: os aprendizados de uma jornada de inquietações e realizações” é uma fonte rica de ensinamentos práticos. Com uma linguagem acessível, incentiva o leitor a refletir sobre seu propósito e a encontrar caminhos para aplicar valores de sucesso em todos os âmbitos da vida. Com 176 páginas, o livro pode ser adquirido na Amazon e nas principais livrarias do País. O valor indicado é de R$ 62,90.
Jorge Gerdau
Jorge Gerdau Johannpeter é bisneto do fundador da Gerdau, João Gerdau. O empresário começou a trabalhar aos 16 anos na empresa da família, operando máquinas e ajudando no escritório com notas fiscais. Em 1983, foi empossado como presidente do Grupo, deixando o cargo em 2006. Durante a gestão, em conjunto com os irmãos, a empresa se tornou uma das maiores produtoras de aço do planeta.
Considerado uma das pessoas mais influentes do Brasil, Jorge Gerdau mantém um intenso envolvimento comunitário em mais de uma dezena de instituições. Foi fundador do Movimento Brasil Competitivo e da ONG Todos pela Educação. Preside o conselho da Fundação Iberê Camargo. É membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial e do Conselho de Governança do Instituto Millenium. Integra o Conselho da Parceiros Voluntários. Foi o primeiro brasileiro indicado para o Global Business Hall of Fame da Junior Achievement Worldwide.
Ouça a rádio de Minas