KM Money chega a BH com nova proposta de mídia out of home

2 de setembro de 2021 às 0h20

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Crédito: REUTERS/Roosevelt Cassio

As chamadas mídias out of home (OOH) podem ser definidas como o conjunto de mensagens e ações publicitárias capazes de atingir o seu público fora de suas casas. Entre elas, a mais conhecida é o outdoor, aqueles grandes painéis – analógicos ou digitais – instalados às margens dos corredores viários. Também de grande importância são os veículos plotados, que podem ser vagões do metrô, ônibus ou carros de frota ou de passeio.

Uma nova possibilidade é a plotagem de carros que trabalham em aplicativos de transporte. A proposta da KM Money, startup paranaense que chega agora em Belo Horizonte. Motoristas que trabalham exclusivamente nesta modalidade são selecionados e têm seus carros adesivados por marcas nacionais e regionais participando de grandes campanhas publicitárias.

A expectativa, segundo o presidente do KM Money, Valdinei Cunha, é cadastrar cerca de mil motoristas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) até o fim do ano.

“A vantagem que oferecemos é que os anunciantes têm acesso a uma plataforma onde podem acompanhar, em tempo real, informações como localização dos veículos contratados, quilometragem rodada por dia e período, aferindo assim a assertividade da campanha. Outro ponto importante é que esses carros circulam pelo centro das cidades, lugares de grande fluxo e que é raro ser permitida a instalação de um outdoor”, explica Cunha.

Já os motoristas de aplicativo baixam o app do KM Money e se cadastram para, após passarem por uma seleção, serem aptos a rodar com anúncios. Eles ganham cerca de R$ 450 por campanha e precisam cumprir um mínimo de quilometragem acordado e encaminhar relatórios.

A escolha dos carros de aplicativo parece correta. De acordo com dados apresentados no ano passado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de pessoas que trabalham com transporte por aplicativo saltou de 484 mil em 2012 para mais de 1 milhão no início de 2020. Isso representa um crescimento de 137% em oito anos.

“O motorista se cadastra e tem toda a documentação checada, além da sua pontuação junto ao próprio aplicativo. Damos preferência àqueles que têm nessa atividade a sua única ocupação laboral porque eles vão rodar mais, garantindo a exposição da marca anunciante. Eles não são obrigados a aceitar nenhuma campanha. As empresas adesivadoras são homologadas localmente, garantindo a qualidade do serviço”, pontua.

O KM Money trabalha com três modalidades de anúncio. Com o “KM Interno”, a marca dispõe de publicidade dentro do veículo para impactar os passageiros durante o trajeto. No “KM Light”, o anúncio é exposto no para-brisa traseiro do veículo. Já no “KM Plus”, há comunicações da marca no vidro traseiro, bem como nas portas dianteiras e traseiras.

Nos próximos meses será lançada mais uma opção: um tablet ficará disponível no banco traseiro para que o usuário se conecte gratuitamente à internet. No dispositivo estarão disponíveis notícias, entretenimento e anúncios. O motorista também ganhará por cada anúncio veiculado. A expectativa é que, pelo menos, cinco capitais tenham o serviço já no início do ano que vem.

“Entendemos que Belo Horizonte é uma praça muito importante tanto para anunciantes nacionais como locais. Esperamos abrir outras cidades do Estado rapidamente. À medida que os clientes nos solicitam fazemos a captação de motoristas naquela região”, completa o presidente do KM Money.

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