Laboratório Cristália busca apoio da Sudene para expandir atividades em Montes Claros

O Laboratório Cristália buscou a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para tratar de instrumentos de apoio ao setor produtivo a exemplo dos fundos regionais e incentivos fiscais na área mineira da autarquia. Na reunião, os gestores discutiram a possibilidade da concessão de incentivos fiscais para a unidade da empresa em Montes Claros, além do procedimento para acesso aos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
Na reunião com a Sudene o laboratório também abordou a evolução da construção e desenvolvimento da planta industrial da empresa instalada em Montes Claros, que já gerou mais de 400 empregos e recebeu aporte de R$ 300 milhões em recursos privados do Laboratório.
A comitiva do Laboratório Cristália foi recebida pela equipe técnica da Diretoria de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene para a audiência, na sede da autarquia.
Participaram do encontro o diretor financeiro do Laboratório Cristália, Anderson Pennachio Garbin, acompanhado por membros das áreas financeira, jurídica e contábil da empresa, além do presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais – Regional Norte (Fiemg), Adauto Marques.
A equipe técnica da Diretoria de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene, liderada por Heitor Freire, conduziu a discussão, que abordou os aspectos legais e os trâmites necessários para a solicitação de novos benefícios fiscais.
Segundo Heitor Freire a parceria representa um grande avanço para a indústria na área de atuação da autarquia. “É importante firmar novas parcerias com empresas que souberam gerir e usufruir os incentivos que a superintendência tem a oferecer e assim dar continuidade a um projeto. A reunião da Sudene com o Laboratório Cristália promete ser mais um passo rumo a sua consolidação como um novo polo da indústria farmacêutica no País”, avalia.
A equipe da Sudene colocou-se à disposição dos empresários para orientá-los quanto aos aspectos legais e os trâmites necessários para a apresentação do novo pleito.
Saiba quais são os requisitos para empresas que buscam incentivos fiscais da Sudene:
- A unidade produtora deve estar localizada e em operação na área de atuação da Sudene;
- as atividades do empreendimento devem pertencer aos setores da economia considerados como prioritários para o desenvolvimento regional (definidos no Decreto nº 4.213 de 26 de abril de 2002);
- e a pessoa jurídica titular do empreendimento deve ser optante da tributação com base no lucro real, para efeito de fruição deste benefício fiscal.
- Atualmente, a autarquia oferece a redução de 75% do IRPJ, isenção do IRPJ (através do programa de inclusão digital) e reinvestimentos do IRPJ.
- Os projetos podem ser associados à implantação, modernização e diversificação de linhas de produção.
Ouça a rádio de Minas