L’acqua di Fiori aposta em venda direta para retomada do mercado

Criada em Belo Horizonte na década de 1980, a L’acqua Di Fiori chegou a ser uma das maiores perfumarias do Brasil, com mais de 2,5 mil pontos de venda. Instabilidades econômicas e mudanças no perfil de consumo dos brasileiros levaram a marca a quase desaparecer nas últimas décadas. A memória afetiva e a força do nome, porém, sustentam uma nova fase da empresa.
Com novos sócios, a L’acqua Di Fiori lança um novo plano de franquias omnichannel e convoca interessados em venda direta. A meta para 2024 é ter 30 mil revendedores andando pelo Brasil e, em cinco anos, voltar a ter 2,5 mil franquias entre lojas de rua, em shopping centers e quiosques, com investimento a partir de R$ 160 mil.
De acordo com o sócio e CEO da L’acqua di Fiori, Leandro Terada, embora as operações tenham sido concentradas em São Paulo, a perfumaria continua sendo mineira e tem planos especiais para o Estado. Isso inclui a implantação futura de um centro logístico em parceria com os Correios para atender Minas Gerais.
“O nosso berço é mineiro e sempre será. A família Mesquita continua no negócio. A L’acqua sempre foi uma marca inovadora, o Leopoldo (Mesquita) tinha uma visão de negócios muito especial. Cada produto conversa com o seu público. Vamos manter esse DNA, criando perfumes que falem com cada público. Temos fragrâncias daquela época que conversam com a juventude de hoje. A minha relação com a marca vem da infância, quando achava a loja linda. Depois, na adolescência, comprar um perfume para a namorada. Essas memórias afetivas são algo muito poderoso”, explica Terada.
Nessa fase, a estratégia da L’acqua di Fiori é expandir por diversos canais, incorporando o sistema de venda direta ao modelo de franquia omnichanel. Nesse caso, as revendedoras estarão ligadas à unidade franqueada mais próxima, extinguindo a possibilidade de concorrência entre elas.
Entre as vantagens da integração, segundo o executivo, uma é que o franqueado ganha um braço de venda, ampliando o seu raio de ação e giro mais rápido de estoque. Do lado da revendedora, ela ganha agilidade e rapidez na entrega de produtos, já que não precisa esperar o envio por um centro de distribuição.
L’acqua deve começar franquias e venda direta pelas regiões metropolitanas
O sistema de venda direta é muito bem aceito pelos consumidores brasileiros. Segundo a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil ocupa a 7ª colocação no mercado global de venda direta (porta a porta), atrás apenas dos Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha, China, Japão e Malásia. Produtos e serviços por venda direta movimentaram R$ 45 bilhões durante o ano de 2022 no País.
“Vamos começar a expansão pelas regiões metropolitanas e seguir de forma concêntrica. Mas isso não impede que avaliemos outras oportunidades. Temos recebido consultas de cidades menores. A economia do Brasil tem se interiorizado e existem cidades muito interessantes que embora tenham uma população pequena, possuem um bom IDH e poder de compra”, pontua.
O investimento também está baseado nos hábitos de consumo da população. No Brasil, 78% da população consome perfumes, em comparação com 50% na Europa, aproximadamente 30% nos Estados Unidos e menos de 2% na China. De acordo com a pesquisa da Statista, este mercado em ascensão prevê uma expansão anual de 6,3% até 2027.
Para atender aos diferentes públicos, a empresa planeja o lançamento de produtos em diferentes categorias. A produção deve seguir terceirizada, com patentes exclusivas e estrito acompanhamento da equipe de criação e controle da L’acqua di Fiori.
“Em princípio vamos manter a produção terceirizada, mas a decisão de tornar parte dela própria não está descartada e vai depender da demanda. Manter as nossas características e a qualidade dos produtos é uma preocupação constante. Trabalhar com perfumes e cosméticos em um país continental como o Brasil é um grande desafio pelas distâncias, diferenças climáticas, tributárias e culturais. Além disso, temos aqui uma das legislações mais fortes em termos sanitários e de controle de qualidade, o que faz os nossos produtos estarem entre os melhores do mundo. Trabalhamos para que os nossos produtos atuais e lançamentos obedeçam às melhores práticas e legislações internacionais inclusive nos itens ligados à responsabilidade socioambiental”, completa o CEO da L’acqua di Fiori.
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