Lamas amplia presença em São Paulo e investe R$ 50 milhões em nova fábrica
A Lamas Destilaria, com fábrica em Matozinhos, na região Central de Minas Gerais, firmou uma importante parceria com o Café Journal, localizado na nobre região de Moema, em São Paulo. A relação, que teve início no primeiro semestre de 2025, visa fortalecer a presença do portfólio da Lamas na capital paulista. A destilaria está construindo uma nova fábrica, que deve ser concluída em 2027.
A diretora executiva da Lamas Destilaria, Luciana Lamas, explica que o Café Journal é um parceiro estratégico devido à sua localização e ao público seleto que frequenta o estabelecimento. Além disso, o restaurante possui uma agenda movimentada com eventos empresariais e festas, o que amplia a visibilidade dos produtos Lamas.
“O Café Journal é um parceiro muito importante e estratégico para a presença do portfólio de produtos da Lamas em São Paulo. A proposta é que já no início do ano de 2026 toda a carta de drinques seja renovada e desenvolvida com os destilados da Lamas, incluindo nossos whiskies, runs, gins, vodka, entre outros. Atualmente, já estão disponíveis no cardápio do Café Journal os rótulos que foram apresentados no Salão do Automóvel 2025, que são os whiskies Canem, Rarus, Red Cave e Nimbus”, conta.
Além de incluir as bebidas da Lamas no cardápio, a ideia da parceria também é fazer do Café Journal um parceiro local estratégico, que possa atender empórios e outros restaurantes de São Paulo que desejem trabalhar com as bebidas da Lamas, otimizando a operação logística.
Luciana Lamas explica que a empresa está atenta a novas oportunidades de parcerias que possam fortalecer a presença dos rótulos da marca no mercado. A prospecção acontece de forma ativa e cuidadosa, já que a ideia é estabelecer relações com estabelecimentos que oferecem uma boa experiência aos consumidores.
“Apenas para citar alguns exemplos mais recentes, em novembro, foi retomada a parceria com a Casa do Porto, em São Paulo. Um novo espaço foi aberto neste endereço importante de São Paulo, no Jardins, e agora já é possível encontrar os produtos da Lamas na loja e também no cardápio do “Refúgio Jardins”, o restaurante que a Casa do Porto inaugurou há dois anos e que vem fazendo muito sucesso”, diz.
Ainda segundo Luciana Lamas, outra possível parceria, que já está bem encaminhada, pode acontecer com o Circolo Italiano, no Edifício Itália, localizado na região Central de São Paulo. “Ali, no restaurante Circolo Cucina, será possível encontrar os produtos do portfólio Lamas, como whiskies e coquetéis”, destaca.
Conclusão da nova fábrica da Lamas está prevista para 2027
Com o mercado em expansão, a Lamas Destilaria está investindo R$ 50 milhões na construção de uma sede, em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com infraestrutura moderna e equipamentos de ponta, a nova fábrica terá uma capacidade produtiva de whisky três vezes maior que a atual, além de contar com espaço para eventos e visitação, permitindo que os consumidores conheçam de perto todo o processo de criação dos destilados Lamas.
“No momento, o edifício principal segue em obras com previsão para conclusão no final de 2027. Trata-se de um projeto de grande magnitude e que requer um investimento considerável, uma vez que o objetivo desse projeto de expansão é fazer dessa nova área um complexo de vivências com foco no turismo de experiência, trazendo uma imersão no universo dos destilados ao público”, ressalta.
Ainda segundo Luciana Lamas, o salão fabril, com os tanques e destiladores, está sendo montado temporariamente no prédio que, futuramente, funcionará como salão de eventos e a previsão é iniciar a produção assim que possível, após aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e concessão do registro. A nova unidade fabril terá capacidade de produzir em torno de 90 mil litros de whisky por ano, hoje, a produção gira em torno de 30 mil litros anuais.
Ouça a rádio de Minas