Lançamentos de apartamentos tipo studios e lofts crescem em BH e Nova Lima

Os lançamentos de empreendimentos com padrão especial, de apenas um quarto, em Belo Horizonte e Nova Lima, aumentaram em mais de 2 mil por cento no primeiro semestre deste ano, frente ao mesmo período de 2022. De acordo com o Censo do Mercado Imobiliário, divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o número de studios e lofts lançados nos dois municípios passou de 32 para 703 nos primeiros seis meses de 2023.
Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a busca por apartamentos menores, otimizados, práticos e com boa localização já é uma realidade no Brasil. O País conta com aproximadamente 11,8 milhões de pessoas morando sozinhas.
Essa nova realidade tem transformado os apartamentos compactos, com um ou dois quartos, nos grandes protagonistas e responsáveis por aquecer o mercado imobiliário nacional. Para atender os potenciais moradores e investidores, as construtoras têm apostado em apartamentos flexíveis e funcionais.
Dentre elas, está a Somattos Engenharia, com o empreendimento Flow. O imóvel, ainda em fase de pré-lançamento, será erguido em ponto nobre no bairro Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele contará com apartamentos de um e dois quartos com tamanhos entre 42m² e 70m².

Sobre o Flow
O Flow será um prédio com 24 andares e 114 apartamentos com varanda em todas as unidades. Além de contar com serviços como coworking, minimercado, espaço para armazenar delivery (tipo locker com senha e refrigeração), lavanderia compartilhada, bike sharing, vaga para carregar carro elétrico e estacionamento rotativo, com manobrista. O empreendimento possui um Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$109 milhões.
O diretor comercial da Somattos Engenharia, Humberto Mattos, ressalta a combinação de sofisticação, modernidade e conforto que o empreendimento oferece em um mesmo ambiente. “Estamos otimistas em relação aos negócios”, declara.
Ele também aponta que um dos diferenciais do Flow é o fato de seu estacionamento contar com serviço de manobrista, proporcionando mais praticidade e conforto para os moradores. Além disso, parte das vagas será usada como estacionamento rotativo, o que significa geração de renda para o condomínio e, consequentemente, possível redução do valor da mensalidade.
Outro destaque, é a flexibilidade das plantas dos apartamentos. Ao todo, são três tipos para atender às demandas de diferentes moradores.
Em relação à segurança, além de itens padrão como circuito de câmeras e guarita com vidro blindado, haverá também controle de acesso digital a elevadores e aos ambientes de uso comum e de lazer (academia, lavanderia compartilhada, espaço delivery, espera de motoristas, minimercado e coworking). Os moradores do empreendimento também vão contar com aplicativo para gestão condominial, eclusas (sistemas de segurança) social e de serviços.
Ouça a rádio de Minas