Negócios

LAR Prime é opção para quem busca imóvel premium em Belo Horizonte

Novo braço operacional da quase cinquentenária LAR Imóveis foca no lifestyle dos consumidores
LAR Prime é opção para quem busca imóvel premium em Belo Horizonte
Imóvel de luxo | Crédito Unsplash

A LAR Imóveis foi fundada em 1978 na capital mineira e, ao longo desses quase 50 anos, atravessou diferentes cenários políticos e econômicos, que culminaram em transformações do mercado imobiliário de Belo Horizonte. As mais recentes delas são a valorização da casa própria e o crescimento do setor em cidades da região metropolitana.

O negócio teve origem com uma pequena imobiliária no bairro Lourdes, na região Centro-Sul da Capital, e hoje se estende para cinco unidades, espalhadas pela cidade com três diferentes tipos de atuação: imóveis residenciais, imóveis comerciais e o segmento prime – que leva em conta o lifestyle do cliente.

Operação criada em 2023, a LAR Prime foca imóveis voltados para consumidores com estilos de vida marcantes, ou seja, são clientes que buscam uma forma diferenciada de viver. Seja pela arquitetura do imóvel, decoração ou estilo, os imóveis deste braço da empresa são diferenciados.

É o que define o CEO da LAR Imóveis, Hermano Rodrigues. Segundo ele, a operação foi criada a partir de uma demanda dos próprios clientes, que visitavam bons imóveis, mas que queriam algo a mais que não sabiam expressar. Por exemplo, morar de frente ao verde, no coração da região Sul, mas tendo a disposição a estrutura de resort ou em um apartamento com as características de uma casa.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“A personalização de um imóvel é algo intangível. As pessoas, depois da pandemia, passaram a priorizar imóveis que lhes tragam a sensação de pertencimento. Para isso, começaram a abrir mão de certos gastos e tradicionalismos e começaram a apostar em casas personalizadas, condomínios em estilo resort, incluindo serviços e atividades para a família toda, mesmo que isso signifique morar longe dos grandes centros”, explica.

Conforme o executivo, o mercado deste segmento está aquecido. “A demanda é grande e crescente”, diz. Com isso, a expectativa é aumentar tanto o volume de imóveis negociados quanto o número de clientes em cerca 20%.

Também por esse movimento, a imobiliária abriu uma unidade no Vila da Serra, em Nova Lima, (RMBH). É que um dos vetores de crescimento habitacional da Grande Belo Horizonte, nos últimos anos, está naquela região.

Venda e locação de imóveis comerciais e residenciais

Em relação aos braços tradicionais de imóveis comerciais e residenciais, esses últimos representam 20% dos negócios da empresa. Trata-se da carteira LAR Business, que engloba desde uma sala de 20m² a um prédio de 1000m², por exemplo. A imobiliária também administra terrenos comerciais e até galpões.

Atuando com comercialização e locação nos três segmentos, nos últimos dez anos a empresa soma mais de 40 mil negociações. Apenas em 2023, houve crescimento de 16% nos negócios, que totalizaram 1.800 negociações entre aluguel e venda. “Já para 2024, estamos projetando um crescimento de 40% sobre este número”, diz.

O otimismo, conforme Rodrigues, advém do cenário macroeconômico e os consequentes efeitos no setor.

“A economia brasileira é muito baseada na política e, nos últimos anos, vivenciamos uma instabilidade muito grande. Em 2016, tivemos um impeachment e, em seguida, começamos a vivenciar uma polarização. Toda essa insegurança causa impactos, mas não determina os rumos do setor. A expectativa para esse ano é boa, especialmente a partir da queda dos juros, estimulando o financiamento de imóveis. Além disso, a atuação no mercado de luxo, por meio da LAR Prime, nos dá boas perspectivas, como um novo braço de atuação, a partir de um segmento em plena ascensão”, conclui.

Linha do tempo LAR Imóveis | Crédito Reprodução
Linha do tempo LAR Imóveis | Crédito Reprodução
Linha do tempo LAR Imóveis  Crédito Reprodução
Linha do tempo LAR Imóveis Crédito Reprodução

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas