Negócios

Leitura celebra 58 anos e planeja expansão

São 123 lojas em 24 estados do País. Confira também outros destaques de Negócios
Leitura celebra 58 anos e planeja expansão
Foto: Divulgação / BH Airport

A Livraria Leitura celebra 58 anos em junho, consolidada como a maior rede de livrarias físicas do Brasil, com 123 lojas em 24 estados. Fundada em 1967 na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte, a rede aposta na leitura como ferramenta de transformação.

Segundo o presidente Marcus Teles, o segredo do sucesso está na combinação entre variedade, conforto, eventos e experiências marcantes nas lojas. Além de livros, o portfólio inclui itens geek, papelaria e revistas. A meta da Leitura para 2025 é vender 12 milhões de livros e abrir ao menos mais 7 unidades. A rede mantém o portal “Se Liga na Leitura”.

Veja, a seguir, outros destaques dos Negócios:

Inteligência Artificial já impulsiona receita no Brasil

Mais da metade (55%) das empresas brasileiras já aumentaram sua receita com o uso da inteligência artificial, segundo estudo da KPMG com a Universidade de Melbourne. A pesquisa mostra ainda que 71% perceberam ganhos em eficiência, qualidade e inovação. O Brasil se destaca na capacitação em IA, com 47% das empresas oferecendo treinamentos – taxa superior à de países como EUA, Alemanha e França.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Atualmente, 86% das companhias nacionais utilizam a tecnologia e 75% têm estratégias de governança. Além disso, 68% dos funcionários contam com diretrizes claras sobre o uso da IA no trabalho. A pesquisa ouviu 48 mil pessoas em 47 países.

País ganha força em qualificação em IA

O Brasil já capacitou 47% das empresas em inteligência artificial, superando países como EUA, França e Alemanha, segundo pesquisa da KPMG com a Universidade de Melbourne. A China lidera o ranking, com 64%. No país, 86% das empresas já utilizam IA no dia a dia.

A pesquisa revela ainda que 47% dos profissionais não conseguem concluir tarefas sem o auxílio da tecnologia e 54% a usam para executar tarefas sem aprendê-las. O levantamento ouviu 48 mil pessoas em 47 países e destaca o Brasil como referência em adoção corporativa da IA.

Conteme cresce com inovação em comunicação digital

Fundada em 2016 por Laura França, a Conteme se consolidou como referência nacional em comunicação estratégica. A agência mineira atende empresas de diversos setores com serviços que vão de assessoria de imprensa a branding e gestão de redes sociais.

Em parceria com a MRV, a Conteme obteve um crescimento de 40% no engajamento digital da construtora. Com uma equipe majoritariamente feminina, a agência aposta na criatividade e na inovação como diferencial competitivo. Em 2025, planeja expandir seu portfólio com soluções em inteligência artificial e conteúdo para novas plataformas digitais.

Modelo de Venda Direta conquista Geração Z

A Geração Z está transformando redes sociais em vitrines de negócio e usando a Venda Direta para alcançar independência financeira. Segundo estudo da ABEVD, 49,5% dos participantes do setor têm entre 19 e 29 anos. A digitalização do modelo atrai jovens como Larissa Bileski, que fez da atividade sua principal fonte de renda, e Igor Fernandes, que reforça a importância da presença digital.

Plataformas como TikTok e Instagram são agora o “catálogo” e canal de vendas. O setor movimentou R$ 50 bilhões em 2024 e deve crescer com o avanço do social commerce, estimado em US$ 1,2 trilhão até 2025.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas