Leitura inaugura loja em Uberlândia e planeja expansão no Triângulo Mineiro

A Livraria Leitura inaugurou a segunda unidade da rede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A nova loja está localizada no segundo piso do Uberlândia Shopping, e pode marcar o início de uma expansão da Leitura prevista na região. Esta é a 116ª operação da empresa no Brasil.
A unidade possui 320 metros quadrados (m²) de área bruta locável, sendo 280 m² de área de vendas. O sócio-gerente da Livraria Leitura e responsável pelas operações na cidade, Bruno Teles, revela que, desde a inauguração na última na última quinta-feira (11), a nova unidade tem apresentado desempenho positivo e acima das expectativas. Além disso, a livraria foi uma das marcas mais solicitadas pelos clientes do shopping.
A empresa está otimista com o novo empreendimento. “A expectativa é a melhor possível. Abrimos no meio da semana e fizemos um bom trabalho de divulgação e parcerias com influenciadores da cidade. Com menos de uma semana já estamos tendo resultados dentro ou até acima do esperado”, relata Teles.

O sócio-gerente da rede mineira de livrarias ressalta que a unidade é uma aposta da Leitura na Zona Sul de Uberlândia, uma região ainda em desenvolvimento com pouca verticalização, mas com grande potencial de crescimento nos próximos anos. “Essa região não tem muita densidade demográfica, mas é o maior canteiro de obras da cidade”, completa.
Teles explica que a empresa não espera que a loja supere o desempenho apresentado pela outra operação na cidade, localizada no Center Shopping, a primeira da marca em Uberlândia. Isso porque essa outra operação está localizada em um shopping maior e mais consolidado, com fluxo de consumidores até três vezes maior do que o local da nova operação, e em uma região do município com grande densidade demográfica.
Uberaba no radar
Quanto à possibilidade de expansão no Triângulo Mineiro, Teles revela estar interessado em abrir futuramente uma loja na cidade de Uberaba. A empresa já realizou algumas reuniões com representantes do Shopping Uberaba para negociar uma possível abertura, mas até o momento não há nada confirmado. “Eu estou otimista, quem sabe possa surgir algo para o segundo semestre do ano que vem. Tudo agora depende do shopping”, relata.
Ele explica que o empreendimento é considerado ideal pela rede devido a sua baixa vacância. Além disso, segundo Teles, muitos uberabenses têm viajado até Uberlândia para frequentarem as unidades da rede de livrarias Leitura, o que demonstra uma importante demanda na cidade pelos serviços da empresa.

Setor de livrarias no Brasil
O sócio-gerente da rede mineira de livrarias Leitura, Bruno Teles, também destaca as dificuldades que as empresas que atuam nesse segmento têm enfrentado no Brasil. Ele explica que esse negócio é caracterizado por possuir uma margem mais baixa se comparado a outros mercados, com as empresas tendo que apostar no volume de vendas.
Um bom exemplo desse cenário desafiador, segundo ele, está nos casos de grandes livrarias do País em recuperação judicial ou até decretando falência. “O mercado de livrarias físicas no Brasil não é fácil, mas nós estamos otimistas”, declara.
Apesar das dificuldades, Teles aponta que os livros físicos são responsáveis por 93,5% desse mercado. “Muitas pessoas ficam falando do livro digital, mas o físico ainda é muito forte no Brasil”, pontua. Segundo ele, esse desempenho pode estar ligado ao aumento nos casos de ansiedade e depressão entre os brasileiros. “As pessoas estão buscando menos telas e mais livros”, avalia.
Ouça a rádio de Minas