Líbero Seguros entra para o Grupo SMZTO e projeta expansão para 2 mil franquias em três anos
Fundada em 2015, a Líbero Seguros – rede de franquias de corretoras de seguros – anunciou a sua entrada para o Grupo SMZTO – considerado o principal private equity especializado em ativos de franchising do País. Com o negócio, que até o fim do ano deve formalizar a compra de 50% da empresa sediada em Uberaba (Triângulo Mineiro) pelo grupo, a Líbero passa a ser a 18ª marca sob o comando de José Carlos Semenzato e a primeiro microfranquia do ecossistema.
De acordo com o fundador da Líbero Seguros, Tiago Souto, com a venda da primeira fatia – que não teve o valor divulgado – a Líbero passa a integrar o rol das empresas da SMZTO e com o aporte ele fortalece a equipe, investe em mídia e transfere o escritório para São Paulo. A meta é saltar das atuais 210 unidades para mil até o fim de 2026 e 2 mil em três anos.
“Ao entrar para a SMZTO sentimos um reconhecimento profissional muito grande. Quando comecei o negócio, estava nascendo o Whatsapp. Não tinha sistema, pra cotar eu gastava meia hora. Atendia um cliente por dia. Hoje é motivo de muito orgulho ser a 18ª marca da SMZTO. Começamos a franquia em 2022, foi meio enlouquecedor. Sempre gostei de formar pessoas e os primeiros franqueados foram com esse cenário. Tinha expertise em seguro, mas não em franchising. Com a SMZTO, temos um time especialista em franquias, com processos que não tínhamos antes”, explica Souto.
No último ano, a Líbero registrou mais de R$ 100 milhões em Prêmio Emitido Líquido, atuando com um portfólio amplo, com soluções completas – que vão de seguros de vida, saúde e auto, serviços financeiros, passando por agro, náutico, aeronáutico e cyber –, além de possuir parcerias com mais de 50 seguradoras.
Foco no comercial – O investimento para o modelo home based é de R$ 25 mil. O modelo de negócio concentra a operação diária na mão da franqueadora, liberando, assim, o franqueado para trabalhar na parte comercial.
“A maioria das franquias de seguro entrega para o franqueado um portfólio e toda a operação diária de atendimento ao público e gestão dos sinistros fica também com o franqueado. Na Líbero, essa parte de atender às demandas dos nossos clientes no dia a dia fica com a equipe da franqueadora, em São Paulo. Assim garantimos um padrão de atendimento 24X7 centralizado e o franqueado vai cuidar das vendas. Ele não vai acordar de madrugada para enviar um guincho para a estrada ou lidar com o pagamento de prêmios. Isso faz com que ele possa focar no comercial”, destaca.
Com a entrada para o Grupo SMZTO, a perspectiva é por um ganho de autoridade, tornando o nome da Líbero Seguros conhecido em todo o Brasil, oferecendo um atendimento consultivo e humanizado para o cliente.
A perspectiva para o mercado de seguros em 2026 é de crescimento contínuo, especialmente depois da entrada em vigor do Novo Marco Legal de Seguros, a partir do dia 11 de dezembro do ano passado. A Lei 15.040/24 detalha diversas obrigações e direitos, tanto de clientes como de corretoras, seguradoras e corretores, prometendo uma significativa atualização e modernização da legislação que rege o mercado de seguros no Brasil na expectativa de trazer mais segurança jurídica e previsibilidade nos contratos
“Apesar de já termos uma presença nacional, com mais de 200 unidades, ainda não somos uma marca conhecida, que as pessoas lembram imediatamente quando pensam em seguros. Com a SMZTO ganhamos não só exposição, mas também a reputação do grupo. A nossa marca ganha relevância e confiabilidade para continuar prestando um serviço muito próximo ao cliente. O mercado de seguros é consultivo e a figura do corretor é fundamental para entender as necessidades individuais de cada cliente”, completa o CEO da Líbero Seguros.
Ouça a rádio de Minas