Negócios

Em expansão no mercado mineiro, Liv Up inaugura centro de distribuição em Juiz de Fora

Inauguração da unidade estava prevista para o início de 2026, mas foi antecipada após bons resultados apresentados pela operação em Uberlândia, no Triângulo Mineiro
Em expansão no mercado mineiro, Liv Up inaugura centro de distribuição em Juiz de Fora
Foto: Divulgação Liv Up

A foodtech paulista Liv Up está ampliando sua atuação em Minas Gerais, com a inauguração do centro de distribuição (CD) em Juiz de Fora, na Zona da Mata, realizada nessa segunda-feira (24). Essa unidade faz parte do plano de investimento de R$ 750 mil, que também abrange a recém-inaugurada operação de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e a ampliação da empresa em Belo Horizonte.

Este é o sétimo empreendimento do tipo inaugurado no Brasil, ao longo deste ano, sendo o segundo no Estado. A expectativa da empresa especializada em comida saudável é de que o novo CD possa contribuir para o plano de atender aproximadamente 500 mil novos clientes em Minas. Ela também planeja encerrar 2025 com faturamento anual superior a R$ 250 milhões.

Para o diretor de operações da Liv Up, Thiago Vasconcellos, a chegada da foodtech a Juiz de Fora representa um passo muito importante para a marca. “A região apresenta grande potencial de consumo e uma demanda crescente por soluções práticas e nutritivas. Estamos confiantes de que seremos bem recebidos pelo público mineiro”, afirma.

Ele explica que a empresa tende a iniciar uma operação com uma área reduzida para não onerar o negócio. Porém, ela vai crescendo conforme a evolução da produção. O centro de distribuição na Zona da Mata terá aproximadamente 120 metros quadrados (m²) de área e 18 freezers em funcionamento, podendo ampliar para 20 nos próximos meses. Além disso, são dois funcionários trabalhando no local.

Sucesso no Triângulo antecipa inauguração

A inauguração do CD na cidade estava prevista para o início do próximo ano, mas, segundo o dirigente, o sucesso da nova operação no Triângulo Mineiro, inaugurada em julho, estimulou a decisão de antecipar o lançamento. Ele destaca que, nesse primeiro momento, a operação atenderá a demanda da própria cidade.

“Para ir para outras cidades mais próximas é preciso haver uma demanda mais aquecida. Portanto, nós queremos crescer primeiro em Juiz de Fora, criar um conhecimento de marca, para depois explorar algumas cidades por perto”, esclarece.

A foodtech, segundo Vasconcellos, leva em conta uma série de fatores macroeconômicos antes de inaugurar uma operação em uma determinada região. No caso de Minas Gerais, ele pontua que Belo Horizonte e Região Metropolitana vem apresentando forte crescimento da demanda, enquanto Uberlândia tem sido um mercado com grande potencial.

A operação na capital mineira está passando por um processo de ampliação da capacidade produtiva, previsto para ser concluído no fim de 2025. A unidade possui aproximadamente 300m² de área, 12 freezers, uma câmera fria e seis colaboradores atuando no CD.

Expansão da Liv Up em Minas Gerais e no resto do Brasil

Liv Up inaugura centro de distribuição em Uberlândia
Foto: Divulgação / Liv Up

Além dessas regiões, a marca também projeta outros lançamentos no Estado, no médio e longo prazo, incluindo outras unidades na Grande BH e na Capital. Outros municípios do interior, como Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Montes Claros, na região Norte, também estão no radar da marca para 2027 ou anos posteriores.

“Nós vamos virar o ano apenas com essas três unidades (Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora), mas, conforme elas forem evoluindo, podemos decidir investir em mais unidades dentro do estado de Minas”, garante.

A empresa espera encerrar o ano com 20 centros de distribuição em operação no Brasil, conforme previsto na estratégia de expansão nacional da marca. Até o início de 2026, a Liv Up fará sua estreia no mercado de Cuiabá (MT) e em João Pessoa (PB), além da inauguração de um novo CD em São José dos Campos (SP). Para o próximo ano, a previsão é de 26 unidades em funcionamento.

Vasconcellos destaca que Minas Gerais é o terceiro mercado mais importante para a empresa. Além disso, a capital mineira é a terceira praça mais importante da marca, ao lado de Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR); ficando atrás apenas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

“Nós devemos colocar um pouco mais de energia na região de Minas para entender um pouco mais o consumidor e ver como nós podemos crescer ainda mais nessa região. Essa é uma das regiões que nós temos mais atenção e cuidado para levar os nossos produtos, porque temos tido uma resposta muito positiva do público mineiro”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas