Onde a infância encontra histórias: nasce a livraria Aluá, em Santa Tereza

Reunindo um acervo inicial de cerca de 1 mil títulos voltados principalmente à infância, a livraria Aluá, localizada em Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte, foi criada com a proposta de aproximar os leitores dos autores e ilustradores das obras. O espaço, que conta com um café, além de vender livros, também receberá encontros culturais, como contação de histórias, lançamentos e oficinas para crianças.
A ilustradora e escritora Bruna Lubambo, que, junto com os sócios Zé Soares, músico e escritor, e Aline Lucena, fonoaudióloga especialista em desenvolvimento infantil, criou a livraria, explica que a ideia do negócio surgiu ao observar que, em Belo Horizonte, não há espaços literários voltados ao público infantil.
“A ideia de criar uma livraria era um sonho antigo. Percebemos que faltavam, em Belo Horizonte, livrarias com foco no público infantil. Nossa ideia é atrair as crianças e os pais e aproximar esse público de quem produz as obras, como autores e ilustradores. Queremos que as crianças participem dos lançamentos. Esse momento de encontro é importante para que os leitores façam parte da mágica de uma livraria”, revelou Bruna Lubambo.
A Aluá foi inaugurada na última semana e as expectativas em relação aos negócios são positivas. O espaço reúne um acervo inicial de cerca de 1 mil títulos, volume que deve crescer nos próximos meses. Os livros atendem a toda infância, de zero a 12 anos.
Outro diferencial é a estrutura. Ainda que compacta, com 40 metros quadrados de área interna, a livraria conta com um mobiliário modular que se transforma em mesas, cadeiras, arquibancada ou vitrine. Dessa forma, o espaço pode ser reorganizado para oficinas, rodas de leitura, contações de histórias e ateliês abertos.
“Para mim, a Aluá é um lugar onde a criança se sente respeitada como leitora e pode se encantar com a palavra falada e com o livro impresso. Queremos criar memórias afetivas que fiquem para sempre”, disse Bruna Lubambo.
Além de oferecer uma diversidade de histórias para o público infantil, a livraria Aluá também tem o objetivo de valorizar os mais diversos autores. “Nosso acervo foi escolhido a dedo. A Aluá tem um espaço especial para autores mineiros. Queremos valorizar esses profissionais, mas também reunimos várias editoras e escritores. Nossa ideia é sempre ter novidades e lançamentos, ser um espaço com livros diversos, de editoras de várias cidades e regiões do País. Também queremos oferecer opções em outros idiomas”, explicou.
Funcionando de quarta-feira a sábado, a ideia é que, aos sábados pela manhã, sempre aconteça um momento de contato entre autores, ilustradores, crianças e leitores. A previsão é receber oficinas de ilustração, contação de histórias e lançamentos.
Ouça a rádio de Minas