Negócios

Livro que resgata arquitetura das ‘casas rurais’ ganha nova edição

Obra resgata modo de construir conservando as características básicas dos imóveis e utilizando equipamentos tradicionais
Livro que resgata arquitetura das ‘casas rurais’ ganha nova edição
No livro são abordadas as formas de construção e revestimentos das paredes, tipos de pisos e pinturas utilizadas | Crédito: Divulgação Miguel Aun

As típicas casas rurais mineiras, construídas em harmonia com a natureza, e o tradicional modo de fazer foram retratados pelo economista, produtor cultural e escritor Paulo Rogério Lage e o pedreiro Djalma Pinto de Almeida, no livro “Casa Rural Mineira – Um guia de construção”. Na obra, são resgatados o modo de fazer conservando as características básicas dos imóveis e utilizando equipamentos tradicionais.

Conforme Paulo Rogério Lage, a ideia do livro surgiu como uma forma de preservar a construção das casas rurais típicas do interior de Minas Gerais, que são erguidas utilizando materiais locais e em harmonia com a natureza. A concepção do livro contou com a experiência do pedreiro Djalma Pinto de Almeida, já falecido, e que foi responsável por reformar uma casa rural adquirida por Lage em na área rural de Ouro Preto.

A larga experiência de Almeida na construção ou restauração das singelas casas mineiras, preservando a “Arquitetura da Roça”, hoje serve de guia para quem quer construir ou reformar uma casa tradicional rural.

Casa Rural
Última edição mostra como foi o processo de ampliação da casa | Crédito: Divulgação Miguel Aun

“Eu escrevi o livro, mas o conhecimento para a composição foi passado pelo Djalma, um mestre de obras que trabalhou em muitas fazendas do interior. Eu comprei uma casinha rural pequenininha e fui reformando, mas mantendo o estilo do interior, de uma construção que é feita com produtos que estão ali na própria terra. A princípio, pensei em fazer um livro sobre os fogões a lenha, mas resolvi contar como é essa casa tradicional do interior mineiro, brasileiro, mostrando como que se faz e como se preserva”.

A obra teve grande aceitação no mercado e, por isso, Paulo Rogério Lage está lançando a terceira edição do “Casa Rural Mineira – Um guia de construção”, que foi revisada e ampliada. A nova edição ganhou mais um capítulo, o XVI, “Agregando espaços”. Serão dois eventos de lançamento, o primeiro, no dia 28 de setembro, em Ouro Preto, na região Central. Em Belo Horizonte, o evento será no dia 30 de setembro, na livraria Conto do Livro, no Ponteio Lar Shopping, na região Oeste.

As edições reúnem detalhes da construção da casa, mostrando desde o modo tradicional de construir as fundações, passando por todos os detalhes internos – como os tradicionais fogões a lenha, que são o coração de uma casa mineira – até o telhado. São abordadas as formas de construção e revestimentos das paredes, tipos de pisos e pinturas utilizadas.

No livro, o leitor encontrará tanto a técnica mais habitual quanto soluções do passado, com indicações de materiais e algumas informações de cunho histórico.

Fogão à lenha
Apesar da ampliação da casa, foi mantido o fogão a lenha | Crédito: Divulgação Miguel Aun

Nesta última edição, Lage mostra como foi o processo de ampliação da casa, que passou de 36 metros quadrados iniciais para os atuais 156 metros quadrados. Toda a evolução aconteceu sem alteração das características tradicionais. Os novos cômodos foram construídos ligados ao imóvel, mas com o propósito de não se alterar o desenho do telhado. Apesar da ampliação, foram mantidas a circulação e a vida em torno do fogão a lenha.

“Chamo o ‘Casa Rural Mineira’ de um guia de construção porque, com ele, a pessoa que comprar uma dessas casas terá noção de como reformar ou construir desde a fundação da casa até a última telha.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas