Livro comemora os 300 anos de Minas Gerais

13 de fevereiro de 2021 às 0h15

img
Crédito: Divulgação

Para comemorar o tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) lançou o livro “Minas Gerais 300 anos”. Reunindo textos de 36 pesquisadores, dentre associados do IHGMG e convidados, a publicação apresenta temas relacionados a diferentes aspectos da história, geografia e de outras áreas do conhecimento, como a genealogia, referentes à Minas Gerais.

A publicação, editada a partir da parceria com o Instituto Idea Casa de Cultura (por meio da Editora Idea), é um documento histórico que demarca a participação do IHGMG no momento em que o Estado celebra o tricentenário de um documento administrativo que iniciou o processo de organização do território mineiro.

Na primeira sessão da publicação, estão os Registros Institucionais como os atos administrativos e institucionais para comemoração da data, a formação das Comissões Culturais Permanentes e Especial do Tricentenário e a marca especial elaborada para as atividades comemorativas. Nessa sessão, toda a programação do tricentenário está apresentada com a indicação dos dias de realização, o tema e os participantes.

Na segunda sessão, estão apresentadas as saudações e comunicações relativas a algumas atividades que foram realizadas durante a programação especial, como lives, palestras e a exposição realizada sobre selos postais. Em especial, duas comunicações refletem sobre a própria história do IHGMG, sendo uma sobre os patronos das cadeiras do IHGMG e outra sobre a revista do Instituto que, em 2020, chegou ao seu 47º número também celebrando, em artigos especiais, a data histórica. Na terceira sessão da publicação, estão apresentados trabalhos sobre temas de alguns dos participantes presentes durante os 10 meses de realização de atividades culturais na celebração do tricentenário. A publicação se encerra com a apresentação do projeto Efemérides Mineiras, retomado pela Comissão de História de Minas em 2020.

O livro Minas Gerais 300 Anos foi organizado pelos coordenadores da celebração do tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais, professora Márcia Maria Duarte do Santos e Adalberto Andrade Mateus. São 580 páginas com ilustrações fotográficas, iconografia, mapas e gráficos. Capa dura, costurado, lombada revestida em tecido bordô, com fundo em cor bege que corresponde à cópia fac-símile do Alvará Régio que separa Minas Gerais de São Paulo, criando duas capitanias autônomas. O triângulo é uma alusão à bandeira do Estado. O livro está à venda online.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail