Livro de autor mineiro desconstrói mitos

19 de dezembro de 2020 às 0h13

img
Não há fórmula mágica para ter sucesso, afirma Veríssimo | Crédito: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus aumentou a onda de empreendedorismo no País. De acordo com o Portal do Empreendedor, o Brasil caminha para fechar 2020 com número recorde de novos microempreendedores individuais (MEIs): em outubro deste ano, o Brasil alcançou a marca de 11.084.592 pessoas com negócio próprio.

Crescimento de 20% na comparação com o mesmo período de 2019. São milhares de pessoas batalhando para que seus negócios prosperem e se tornem sustentáveis em meio às oscilações da economia. Mas como alcançar esse tão sonhado patamar?

“Não há fórmula mágica”, diz o belo-horizontino e empreendedor de sucesso Lucas Veríssimo, que está lançando a obra: “Do Carvão ao Diamante: o livro para quem precisa cuidar sozinho do próprio negócio”, pela editora Ramalhete. O autor afirma que a obra traz o método que desenvolveu nos últimos quatro anos já testado e aprovado. “Muitas pessoas abriram os seus negócios, mas não conseguem avançar, dar o próximo passo”, diz.

Ele desconstrói na obra alguns mitos que existem em torno do empreendedorismo. O principal deles é o de que empreender significa sacrificar a saúde, a família e o lazer em favor do sucesso nos negócios. É, portanto, a máxima: “Trabalhe enquanto os outros dormem”. “Se você souber como planejar e organizar seus recursos, consegue chegar aos resultados que deseja de uma maneira muito mais saudável. E é esse caminho que eu quero apresentar: o caminho da dignidade e da tranquilidade”, escreve Lucas Veríssimo.

O autor usa os processos de formação do carvão e do diamante para diferenciar tipos de empreendedores. Apesar de ambos serem formados a partir do mesmo elemento, o carbono puro, os processos são distintos. Enquanto o carvão é gerado a partir de condições mais amenas, o diamante necessita de alta pressão e muito calor. O resultado é um produto raro e valioso. “Quero que as pessoas sejam diamantes”, diz.

Lucas Veríssimo empreende há pelo menos 12 anos, mas foi em 2014 que caiu a ficha de que estava realmente ganhando a vida com negócios próprios. Isso mesmo, no plural. “Tinha uma escola de dança, empresa de dança laboral, era DJ, tinha uma banda e ainda fazia festas”, diz ele.

A experiência bem-sucedida de comandar tantos negócios sozinho motivou a abrir trabalhos de consultoria/mentoria para outros empreendedores. “Um dos principais erros que as pessoas cometem é confiar que ter a habilidade técnica é suficiente para ter sucesso financeiro. É necessário trabalhar a parte emocional e ter que lidar com assuntos burocráticos como preencher planilhas, colocar as contas no papel, por exemplo”, diz.

Outra dica que Lucas Veríssimo dá é não tentar fazer tudo de uma só vez, e sim, crescer aos poucos. “Você deve passar 2% do seu dia olhando para o topo da montanha e os outros 98% caminhando e agindo sobre os próximos 30 metros”, afirma. “Se você ficar olhando apenas para cima, vislumbrando o topo, você pode tropeçar”.

Lucas Veríssimo começou a escrever o seu segundo livro bem antes da pandemia, mas a crise sanitária não mudou as suas reflexões sobre o mundo dos negócios. “Pelo contrário, ela validou tudo que está no livro. O conteúdo é baseado em pesquisas científicas e na minha experiência de empreendedor. Ensino de forma bem prática como as pessoas podem agir e sobreviver sem depender de condições externas”, afirma.

O belo-horizontino afirma que, a exemplo de inúmeras pessoas, foi impactado pela crise do novo coronavírus, mas revela que vai encerrar o ano com as contas no azul e, o que é melhor: registrando crescimento nos negócios em relação a 2019. “Não dá para plantar na crise, mas a minha terra já estava pronta, a semente e a água separadas. Só terminei a plantação e comecei a colheita”. É isso que ensino no livro.

Pré-venda – A pré-venda do livro está em andamento e as pessoas podem adquirir a versão digital acessando o link da campanha de financiamento coletivo. Quem contribuir recebe como uma das contrapartidas o livro em sua versão digital ou física e, dependendo do valor, cursos como “Método Acelera Profissional”, “Mentorial Acelerada” e “Como criar páginas de vendas”.

Lucas Veríssimo

Belo-horizontino, Lucas Veríssimo tem 33 anos. É fundador e gestor de cinco empresas, sendo elas: “Agência RAP” (lançamento de cursos on-line para pessoa C-Level), “Felicidade Produtiva – Treinamentos Corporativos”, “Método Acelera Profissional”, “Mestre Sem Cerimônia – apresentação de eventos” e “Black Brothers DJ” (grupo de DJs de eventos corporativos e sociais). Já apresentou quatro TEDx como mestre de cerimônia e foi palestrante no TEDx Itabira (2019). É formado pelo Colégio Militar de Belo Horizonte. Sua formação engloba conhecimentos de engenharia de produção, educação física, marketing e vendas.

Em seu currículo tem contratantes como FCA Crysler, Claro, Sebrae, Skol, Monetizze, Olé Consignado, GSC Integradora de Saúde, Unimed-BH, Hermes Pardini, FCDL-MG, CDL-BH, Fundação Telefônica, Sicoob Norte, Fundação Dom Cabral, Banco BS2, VLI, Baanko e Brasília Cidade Design.

É autor do livro “A Simbiose da Multitarefa – a falta de foco pode ser o seu maior ativo”. E acaba de escrever “Do Carvão ao Diamante – o livro para quem precisa cuidar sozinho do próprio negócio”. O “Método Acelera Profissional” foi criado em janeiro de 2017, inicialmente para ajudar artistas.

Com o passar do tempo, ampliou para todos os profissionais que precisam cuidar sozinhos dos seus negócios tendo atingido cerca de 400 clientes presenciais, 160 on-line e 37 clientes da “Mentoria Acelerada” (lançada em meio à pandemia). Lucas Veríssimo acumula mais de 20 mil seguidores no Instagram (perfil @artistaempreendedor), plataforma que utiliza também para oferecer dicas sobre o mundo do empreendedorismo.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail