Livro define papel real do ego na nossa vida
Por que, em uma era de tanta informação e conexão, estamos cada vez mais distantes de nós mesmos? Em “O Ego não é seu inimigo”, o economista e empresário André Neves propõe uma reflexão ousada e transformadora: e se o ego, tantas vezes apontado como vilão, fosse na verdade um mestre disfarçado?
Inspirado no clássico hindu Bhagavad Gita, o autor constrói um diálogo simbólico entre o Ego e o Eu Superior, conduzindo o leitor por uma jornada de autoconhecimento, espiritualidade e reconciliação interior. Ao longo dos capítulos, ele aprofunda temas como expansão da consciência, cultura do medo, livre-arbítrio, justiça divina e oferece 50 práticas para exercitar o aprendizado.
Entre as dicas, destaca a importância de equilibrar as próprias necessidades e as do outro, pois muitos acabam por priorizar as demandas alheias e esquecem de si mesmos, além de entender que as pessoas próximas também estão aprendendo a viver e se relacionar, bem como vigiar os pensamentos. Neves também indica a meditação, a manutenção dos cuidados com a saúde mental e física em dia e a seleção mais criteriosa dos conteúdos consumidos diariamente.
Com base na experiência de 30 anos à frente de uma empresa com 1.500 colaboradores, Neves entende os conflitos e as relações humanas como oportunidades de crescimento. Ao atravessar um momento crítico, o empresário viu o negócio que construiu sofrer uma queda brusca e se transformar em fonte de conhecimento profundo sobre perda, vulnerabilidade e reinvenção. No livro, essa vivência está no cerne: o autor mostra como o colapso empresarial se transformou em oportunidade de reconectar-se à essência, redefinir valores e perceber que o ego, quando redirecionado, pode ser parceiro na jornada de consciência.
Tirar a figura do inimigo de nossas vidas implica amadurecer, encarar a vida de forma real, com seus desafios e propósitos. Significa não se acovardar diante das mazelas da vida. O inimigo só serve para nos aliviar, para mascarar o que ainda não estamos prontos para encarar, que somos nós mesmos.
No livro, as relações humanas aparecem não como instrumentos para alcançar conquistas, mas como o próprio fim. São elas que conduzem cada pessoa ao propósito de aprendizado nesta vida, o caminho que atrai aqueles que precisam cruzar o destino de cada um. “O Ego não é seu inimigo” é leitura essencial para quem sente que chegou o momento de transformar a busca incessante por controle e reconhecimento em um encontro genuíno com a própria essência e, a partir dela, com o amor incondicional que move toda a existência.
Ouça a rádio de Minas