Livro prepara adolescentes para o futuro

“Soft Skills Teens” traz uma visão sobre como cultivar as competências socioemocionais que podem impulsionar a próxima geração

20 de janeiro de 2024 às 14h30

img
Crédito: Divulgação

A adolescência é um período repleto de mudanças, desafios e descobertas, tanto para os jovens como para aqueles que os acompanham. Entende-se, portanto, o quão essencial é preparar nossos adolescentes para enfrentar os obstáculos que surgem em seu caminho e capacitá-los para que se tornem adultos bem-sucedidos e felizes. E é aí que as soft skills entram em cena.

À medida que nossos jovens se preparam para enfrentar as incertezas do amanhã, emerge uma verdade incontestável: o sucesso profissional vai além do desempenho acadêmico. O cerne da realização está ancorado nas habilidades interpessoais e no desenvolvimento das tão essenciais soft skills.

Soft Skills Teens: Como compreender essa nova geração e desenvolver as habilidades necessárias para o seu futuro”, lançado pela Literare Books International, faz parte da série best-seller da editora e tem o objetivo de guiar adolescentes, pais e educadores nessa jornada transformadora. Coordenado pela mentora de carreira e idealizadora da série Lucedile Antunes e Beatriz Montenegro, educadora parental, pedagoga e neuropsicopedagoga clínica e inclusiva, a obra foi escrita por renomados especialistas, que oferecem uma visão inspiradora sobre como cultivar as competências socioemocionais que podem impulsionar adolescentes rumo a um amanhã repleto de realizações, preparando-os para florescer em qualquer cenário.

Por que, afinal, os jovens precisam lapidar suas soft skills? As habilidades humanas, também conhecidas como habilidades sociais, são um tesouro valioso. Seu cultivo traz consigo uma infinidade de vantagens tanto na fase adulta quanto na adolescência, pois estas competências em constante evolução exercem um impacto profundo em diversos âmbitos da vida.

Nesse percurso, pais e educadores desempenham um papel crucial como arquitetos do desenvolvimento socioemocional. Ao fornecerem alicerces para que os adolescentes floresçam emocionalmente, capacitando-os a cuidar de si mesmos e a contribuir para o bem-estar coletivo, eles moldam os alicerces de uma sociedade harmoniosa. “Soft Skills Teens” é um guia indispensável para ladrilhar a trilha rumo ao crescimento integral.

Dentre os temas da obra, estão: Comunicação e inteligência emocional; Autonomia e autenticidade; Autodesenvolvimento e tomada de decisão; Atitude de crescimento e coragem; Autoestima e autoconfiança; Humor e entusiasmo; Resiliência e sensibilidade; Organização e flexibilidade; Liderança altruísta e compaixão; Escolha genuína e equilíbrio; Empatia e atitude assertiva; Autocontrole e autorresponsabilidade; Escuta e presença.

“Soft Skills Teens” é mais do que apenas um livro; é um guia para o sucesso e a realização dos jovens de hoje e do amanhã. Ao investir no desenvolvimento de suas soft skills, estamos preparando a próxima geração para enfrentar os desafios do mundo de maneira resiliente e compassiva.

São autores desta obra: Adriana Moreira Cunha, Ana Amélia de Cesaro, Andrea Quijo, Aurélia Picoli, Beatriz Montenegro, Bettyna Beni, Carlos Eduardo (Caca), Carolina Lopes, Caroline Leal, Cintia Pimentel Sayd, Fabiana Camara Domingues, Flávia Moraes, Gabriela Cristina Jurado Servilla, Janaina M. Deus Nakahara, Juliana Costa Lima, Jusley Valle, Lucedile Antunes, Maria Fernanda Masetto Montenegro, Maria Juliana Audi, Maria Teresa Casamassima, Maria Thereza Macedo Valadares, Maristela Francener, Paulo Cesar Pio, Rejane Villas Boas, Reynaldo Thiago da Silva Rocha, Ricardo Gaspar, Ricardo Lima, Roberta A. M. Bittencourt Ocanã, Roberta Bonamigo, Thais Tallo, Virginia Lemos Leal Newton e Viviana Boccardi Palou.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail