Negócios

Presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, lança livro que defende autonomia empresarial

Fortalecimento do empreendedorismo, do associativismo e da liberdade econômica são bandeiras defendidas pelo autor
Presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, lança livro que defende autonomia empresarial
Crédito: Reprodução

Com o lançamento do livro “A luta pela livre iniciativa”, o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Alfredo Cotait Neto, reforça seu compromisso em prol do fortalecimento do empreendedorismo, do associativismo e da liberdade econômica para a construção de um Brasil mais próspero e competitivo.

Na publicação da Matrix Editora, o empresário compartilha vivências de sua trajetória como líder associativista para destacar o papel transformador da livre-iniciativa. A defesa da figura do empreendedor também permeia toda a obra. Cotait é enfático ao afirmar que o País vive a era dos negócios próprios, com mais de 13 milhões de pessoas, movidas por vocação ou por força das circunstâncias, registradas como Microempreendedores Individuais (MEIs).

A história do associativismo, presente em solo brasileiro desde 1811, é revisitada ao longo das páginas, revelando sua importância para a efetividade de avanços comerciais em diferentes áreas. As melhorias na infraestrutura portuária, no atendimento à demanda de exportação cafeeira e na possibilidade de receber pedidos do mundo inteiro são alguns dos exemplos da influência das entidades associativas para iniciativas públicas e privadas.

Segundo Cotait, as associações sempre atuaram na proteção do ambiente de negócios para contornar crises nas finanças, sobretudo em tempos turbulentos da política interna. “As associações são a mais antiga, sólida e legítima instituição representante da auto-organização da sociedade comercial. Nascem de forma espontânea, pela reunião de pessoas com os mesmos interesses, e carregam essa tradição desde o Brasil Colonial”, destaca.

A partir de sua experiência à frente da CACB e em outras posições estratégicas no cenário empresarial e econômico, o autor aborda desafios e oportunidades para quem empreende em um contexto de transformação global, especialmente diante de tecnologias revolucionárias como a Inteligência Artificial. A obra explora ainda temas como inovação, geração de empregos, incentivo para o setor privado e o papel das associações comerciais na defesa dos interesses de milhares de empresas.

Mesclando sua biografia pessoal com ideias para o mercado, Alfredo Cotait Neto compartilha argumentos pela independência empresarial e pela não-interferência do Estado nos projetos empreendedores, ressaltando a importância de um ambiente de negócios livre, onde a inovação e a competitividade possam florescer sem entraves burocráticos.

Além disso, ele reivindica a adoção de um sistema tributário mais justo e menos oneroso para quem abre um estabelecimento ou iniciativa, ressaltando que a redução da carga de impostos sobre os empresários é fundamental para fortalecer a economia como um todo.

A luta pela livre-iniciativa é leitura inspiradora para quem confia no poder da iniciativa privada como força propulsora de um Brasil mais forte. Um lembrete de que a liberdade econômica não é apenas um conceito teórico, mas sim motor essencial para a geração de oportunidades, crescimento sustentável e inclusão social, ao criar um ambiente em que os cidadãos possam prosperar por meio do trabalho e da inovação.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas